2022 – Um novo ciclo

By 7 de abril de 2022agosto 26th, 2022Blog

Entendemos que a história é feita de ciclos. Ciclos que se entrecruzam, energias que se entrelaçam, sonhos e ações que se complementam e vão delineando o fazer, mas também as especificidades de uma pessoa, de uma organização, de uma nação.

1º Ciclo – 2004 – 2016 – Para o CENPRHE não foi diferente. Iniciado em 2004, como uma célula minúscula, mas forte e saudável, despontou rápido, conquistou seu público, contou com a adesão de muitos parceiros, construiu sua sede, expandiu, consolidou-se. Neste período foi também criada a mantenedora: a Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá.

2º Ciclo – 2017 -2021 – Nesta fase contou com a parceria do Instituto Canopus como cogestor de suas ações. Novos projetos foram implementados e as instalações ampliadas e melhoradas, conquistamos novos parceiros e, apesar da pandemia da Covid 19, nos fortalecemos e atuamos com ações que incidiram diretamente na vida de centenas de famílias e de várias organizações do território. Ao Instituto Canopus fica nosso reconhecimento e gratidão.

3º Ciclo:  Iniciado em 2022 com a dissolução da parceria de cogestão entre a Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá o Instituto Canopus, o CENPRHE segue apoiado por parceiros de âmbito nacional e internacional, por pessoas, grupos e empresas da região e até mesmo pelas famílias do público atendido. O CENPRHE conta, hoje, com uma equipe de profissionais qualificados, com uma diretoria atuante e dinâmica e com um público que nos ajuda a renovar, a cada dia, a certeza de acreditar e investir nas potencialidades do ser humano é o melhor caminho para a construção da sociedade que queremos: justa, fraterna e solidária.

Nosso ano iniciou-se oficialmente no dia 19/01 com alguns membros da equipe retornando das férias e com diversas melhorias sendo realizadas na parte elétrica.

   

Com a presença da equipe iniciamos também a organização dos espaços.

   

No dia 28 aconteceu a primeira reunião com a equipe gestora. A equipe gestora do Cenprhe neste ano de 2022 é composta pelas colaboradoras: ”Antonina Cajango (gestora da organização), Maria Tereza Urbano (co-fundadora e consultora de projetos), Maristela Arbués (co-fundadora e consultora pedagógica), Gabriela Andrade (Assistente Social), Ketty Sonaira (Analista Administratrivo) e Carmén Arbués (Coordenadora de Projetos).

   

No dia 31/01 convocamos nossas famílias para efetivarem às rematrículas e algumas novas matrículas foram realizadas. É neste momento que realizamos a atualização cadastral e checagem dos exames necessários para conclusão da matrícula/rematrícula.

   

   

Fevereiro chegou com tudo!

No dia 04/02 aconteceu em nossos espaços atendimento médico (hemograma, aslo, tipagem sanguínea, fezes e urina simples) e no mesmo dia realizou-se referenciamento social. As ações aconteceram em parceria com o Laboratório Genoma e o CRAS São Matheus.

       

Na mesma semana aconteceu a higienização de nossos espaços. O CENPRHE preza e segue todas as normas de higiene sanitárias necessárias no enfretamento da pandemia do COVID-19 e prevenção de demais doenças infecciosas.

   

Cor & Luz! As mudanças no espaço físico foram diversas e no dia 05/02 finalizamos a pintura e a nova iluminação da sala de coordenação pedagógica.

   

Juntos somos fortes! No dia 07/02 aconteceu no CENPRHE um super almoço que reuniu nossos colaboradores. Momento agradável de socialização e fortalecimento de vínculos.

   

No dia 08/02 recebemos uma visita muito especial dos padres ”Pe. Mauro Sérgio e Pe. Marcos Paulo” que abençoaram nossos espaços. Com proteção, fé em Deus e foco total em nossas crianças e adolescentes seguiremos alcançando nossos objetivos.

   

A Fundação Abrinq nos desafiou a trabalhar junto às nossas crianças e adolescentes o tema “A semana da arte moderna de 1922” e o envolvimento de nossa turminha foi quase que instantâneo. Com os nossos instrutores Vinícius Franz e Kennid Teixeira puxando o bonde, nossos meninos e meninas aprenderam sobre o tema e produziram arte!

       

De sons feitos com um inusitado xilofone até o som de duas colheres se batendo nasceu uma versão super autêntica de Villa Lobos. O funk e o rap de rinha que ecoa em nossa comunidade também se fez presente.

   

“O modernismo ensinou

Não aprendeu quem não escutou,

Villa Lobos tirou onda

O Abaporu impressionou”

(composição desenvolvida por nossas crianças e adolescentes)

O resultado pode ser visto em nosso canal no Youtube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ONzVqx0tTns e pelo nosso IGTV no Instagram: https://www.instagram.com/p/CaaiRYKFzk4/

Sejam todas e todos bem-vindos ao Cenprhe!

No dia 15/02 iniciamos o atendimento às nossas crianças e adolescentes com muita alegria! Atividades de socialização e brincadeiras foram realizadas por nossas orientadoras sociais nesse primeiro momento.

   

No Cenprhe prezamos pela boa organização de nossos espaços, incluindo nossa cozinha onde acontece o manuseio dos alimentos e preparação das refeições. Assim sendo, realizamos no dia 15/02 a organização dos produtos de nossa cozinha, acreditamos que organização gera mais produtividade e qualidade na alimentação oferecida.

   

No dia seguinte aconteceu a reunião de equipe pedagógica, composta por nossas orientadoras e nossa coordenadora. Este grupo é bastante importante no desenvolvimento de nossas ações, logo reuniões mensais de alinhamento se fazem necessárias e pertinentes.

   

Em 18/02 realizamos uma formação continuada junto às tecnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltado às orientadoras sociais e instrutores, a fim de fortalecer nosso atendimento ao público alvo.

       

O Crescer & Integrar voltou com tudo em 2022! Nosso projeto voltado à adolescentes na faixa etária de 14 aos 17 anos retornou em 19/02 com as super oficinas de danças urbanas e esporte. O projeto segue sendo uma de nossas grandes apostas neste atendimento integral que trazemos como missão.

       

Na mesma semana realizamos o ”Dia da Anamnese”, atividade conduzida  pela instrutora de esporte ”Morgana De Souza”, neste momento realizamos a pesagem, tiramos medidas e outros procedimentos necessários para a participação nas atividades físicas desenvolvidas na oficina de esporte educacional.

              

Os dias 22, 23 e 24 e 25 de fevereiro  foram de reuniões. A primeira com nossa equipe de instrutores onde realizamos juntos a leitura de nosso regulamento interno, tiramos dúvidas e socializamos questões organizacionais.

   

No dia seguinte reunião da equipe gestora com as consultoras do Projeto Missão e Foco (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL) nossos grandes parceiros nestes últimos anos.

   

No dia 23/02 aconteceu a reunião com as famílias novatas, apresentação e leitura do regulamento, apresentação dos espaços, dos novos integrantes da equipe e nossas oficinas.

       

Em 24/02 realizamos uma visita à sede de nossos parceiros do ‘’Grupo Bom Futuro’’ em Cuiabá, tendo como pauta o alinhamento das ações em prol do projeto Crescer e Integrar.

   

”E o carnaval Chegou

Trazendo calor e alegria

Vamos festejar criançada

Porque é tempo de alegria…”

          

Março chegou com uma super semana de formação!

Do dia 02 ao dia 04 de março aconteceu uma excelente capacitação voltada à equipe do Cenprhe, todos nossos colaboradores estiveram envolvidos nas atividades propostas que tiveram como temas ”Gestão das emoções, Diferenças Sociais: Diversidade de Gênero e Sexualidade, Diversidade de Raça e Religiosa, Linha do tempo do Cenprhe, Questões Trabalhistas e Conduta e Ética Profissional”. Foram dias de muito aprendizado e reflexões.

Abaixo registros desses dias importantes e proveitosos.

       

Maria Tereza Urbano e Maristela Arbués nossas fundadoras e consultoras. Firmes e presentes em nossas construções, trazendo toda experiência e maturidade de uma linda história que em 2022 completa 18 anos! O CENPRHE nasceu do coração e ativismo dessas duas grandes mulheres que buscaram e buscam sempre o que hoje temos como missão:
“Contribuir na educação integral de crianças e adolescentes que se encontram em maior situação de risco e/ou vulnerabilidade social, em diálogo permanente com a família, a escola e o território”. Sem dúvidas, nossas maiores mentoras. Gratidão. 🌻

   

No mesmo dia uma singela comemoração aos 18 anos do CENPRHE! Brindamos e vibramos por vida longa às nossas ações.

Estiveram presentes na comemoração, nosso Presidente ”Ivo da Silva Pereira”, a secretária de diretoria  ”Dayana dos Santos”, a tesoureira ”Josandra Carmona”, o vice – tesoureiro ”Eurides de Arruda” e toda nossa equipe de colaboradores.

   

VIVA O CENPRHE! VIVA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES! VIVA!

   

Num clima de muito carinho e admiração, nossas crianças e adolescentes entregaram para as mulheres de nossa equipe cartazes e lembrancinhas em comemoração ao 08 de março ”Dia internacional da Mulher”.

Parabéns às mulheres incríveis da Equipe Cenprhe.

   

Em 09 de março fomos convidados e fizemos presença na posse do conselho municipal da criança e do adolescente que aconteceu na Prefeitura de Várzea Grande e contou com a presença do nosso Excelentíssimo Prefeito ‘’Khalil Baracat’’. O CENPRHE faz parte desta rede.

     

10/03 foi marcado pelo “Dia da Beleza” no CENPRHE! Com nossas dedicadas orientadoras à frente, nossas crianças e adolescentes receberem inúmeros cuidados como corte de cabelo, argila no rosto e penteados. Chique, né? Todos adoraram.

       

Nosso agradecimento especial ao cabeleireiro voluntário Rozário Costa pela disposição e doação durante todo esse dia. E parabéns as nossas orientadoras e toda equipe pelo empenho. 💫💇‍♀️✨💇‍♂️💯

   

Registro de 11 de março e as primeiras aulas da Oficina de Esporte Educacional, equilíbrio, lateralidade e trabalho em grupo foram desenvolvidos com muita animação pelas crianças e adolescentes.

   

No mesmo dia realizamos a entrega de kits alimentação às famílias que concluíram a matricula (todos os documentos entregues, termos assinados e exames realizados). NOTA 10!

   

O Cenprhe participa do ”Projeto Justiça Comunitária” da Defensoria Pública de Várzea Grande. O projeto oferece, duas vezes ao mês, atendimento jurídico gratuito às nossas famílias e a comunidade, possibilitando que encaminhamentos burocráticos sejam realizados com facilidade e comodidade. É o Cenprhe oferecendo acessos ao território.

       

Uma nova coleta para exames laboratoriais à baixo custo aconteceu em 11/03. Essa ação se fez possível por meio de nossa feliz parceria com o Laboratório Genoma, agradecemos ao Drº Rafael Nagano e equipe pelo comprometimento e disponibilidade.

       

Registro de 10/03 quando realizamos a finalização do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) com a parceria e consultoria da @lemniscataconsultoria 💫 Esse movimento construtivo e de alinhamento de objetivos têm como possibilitador o “Projeto Missão e Foco” da Fundação Itaú Social. Planejar para avançar! 💯✨

   

No dia 12 de março levamos algumas crianças para tomar a vacina contra a COVID-19, nesta ocasião disponibilizamos nossa van! Vacinas salvam vidas!

   

Sábado chegou e mais uma oficina do Crescer & Integrar aconteceu. Para além das oficinas, o projeto oferece também um delicioso lanche aos adolescentes presentes.

   

O dia 14 de março foi movimentado com a oficina de esporte e o início da oficina de música do Projeto Crescer & Integrar! Estendemos o atendimento do Projeto Crescer e Integrar afim de alcançar mais adolescentes e oferecer mais uma modalidade em formato de oficina, neste caso a música.

        

A alimentação saudável foi um dos temas trabalhados com nossas crianças e adolescentes em março. A ação teve como objetivo o incentivo à alimentação saudável e uma relação amigável com os mais variados grupos de alimentos, principalmente às frutas e verduras. Com muita criatividade nossas orientadoras fizeram um belíssimo trabalhos acerca do tema.

           

Nossa Coordenadora Celina Gonçalves entregando atividades remotas às crianças que não haviam retornado ao atendimento presencial em 17 de março

       

No mesmo dia acolhida das crianças e adolescentes com alongamento corporal e música

   

Em 18/03 aconteceu a 1º reunião da Comissão dos Pais do CENPRHE! A comissão é um grupo de pais voluntários que fazem frente em suas regiões (bairros) levando comunicados oficiais do CENPRHE, fazendo arrecadações e sanando dúvidas. Agradecemos a disponibilidade e envolvimento de todos.

   

No dia 21/03 aconteceu as oficinas de Esporte e Música. No esporte o trabalho foi voltado à coordenação motora e na oficina de música o instrumento trabalhado foi o violão.

       

22 de março é o Dia Mundial da Água! O tema não passou despercebido e após socializarem o assunto e a importância do consumo consciente, nossas crianças e adolescentes construíram lindos cartazes para serem expostos.

      

No dia 23/03 aconteceu uma importante reunião com as famílias do CENPRHE, onde contamos com a presença da psicóloga Vastir Maciel e da assistente social Renatta Moares, amabas voluntárias da organização parceira ‘’Lírios – Várzea Grande’’.
Na reunião o tema abordado foi “Saúde emocional” e prevenção à violência física e emocional contra mulheres e canais de denúncias. Agradecemos a parceria! 💜

       

Um dos principais objetivos do CENPRHE para este ano é o acompanhamento e avanço escolar de nossas crianças e adolescentes. 🏫 💫 Esta ação faz parte do Projeto Criança Esperança do qual somos integrantes e nos possibilitou a contratação de 2 psicopedagogas para atender e acompanhar de perto nossas crianças e adolescentes.
Com o olhar voltado para a educação avançaremos sempre mais! 🌟

   

A identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais. O incentivo ao autoconhecimento é importante na infância e refletirá por toda vida do indivíduo, nesta perspectiva trabalhamos o tema ‘’Identidade’’ com nossas crianças por meio de dinâmicas, brincadeiras, rodas de conversa e atendimento psicopedagógico

   

       

No dia 30/03 aconteceu a entrega da impressora pelo Plano de Ação Coletivo Integrado Conhecer e Reconhecer (REDES & FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL), nesta ação tivemos como parceiros a Escola Municipal Luís Reveles, CRAS São Matheus, entre outros que também foram comtemplados. No registro nossa Gestora Antonina Cajango realizando a retirada.

   

O sapo cururu foi lembrado no dia 31 de março. Após trabalho de socialização musicalizado desenvolvido pela orientadora Vanessa Figueiredo, nossas crianças produziram lindos sapinhos de EVA. Quanta criatividade!

   

Leave a Reply