O CENPRHE é um espaço privilegiado de desenvolvimento integral e inclusivo, sonhado e criado para que crianças, adolescentes e famílias de todas as periferias se sintam acolhidos, valorizados e amados em sua integralidade. O CENPRHE tem como mantenedora a Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá.
Nossa História
Iniciado em 2004, pelas Missionárias Maria Tereza Urbano e Maristela Arbués Nery e por um grupo de voluntários, o CENPRHE – Centro de Promoção Humana Emanuel – nasceu para atender crianças e famílias que se encontravam em situação de extrema pobreza e de abandono, na Vila São João, Várzea Grande/MT. Como num mutirão, mãos e corações se juntaram, o CENPRHE foi se estruturando, graças a uma ampla rede de colaboradores, tendo a sua sede inaugurada em 2008. Em 2009, para dar respaldo jurídico ao CENPRHE, criou-se a mantenedora: Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá, organização da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, com registro no CMDCA e no CMAS, reconhecida com os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual e Federal, inscrita no CNEAS e com a certificação do CEBAS.
Ao longo dos anos, o CENPRHE contou com a parceria do Projeto Atleta do Futuro do SESI, do Instituto HSBC Solidariedade, da Pro-Vida, da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – de Cuiabá, do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade da Arquidiocese de Cuiabá, da AMAD – Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores, da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil, do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, do Viveiros Centro Oeste, de Amigos da Itália e de várias empresas e pessoas físicas de Várzea Grande e de Cuiabá que contribuíram para a construção de sua sede e para a manutenção dos seus projetos e programas.
Em 2012 e em 2014 o CENPRHE foi contemplado com o Selo ITAÚ UNICEF, uma certificação que valoriza os serviços prestados à criança e ao adolescente, em parceria com as escolas e com vistas na melhoria do rendimento escolar. A demanda por atendimento cresceu e, em 2013, com a parceria das Irmãs e dos Padres Salettinos, foi criado o CENPRHE Salette, no Bairro Santa Maria, com espaço físico amplo e confortável. Tendo, até 2017, a Associação Varzeagrandense como mantenedora, esta unidade conta hoje com pessoa jurídica própria e autônoma.
Com a parceria da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, do Programa Voluntariado BB da Fundação Banco do Brasil, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura Municipal de Várzea Grande e de empresas da região, no biênio 2015-2016, o CENPRHE ampliou o atendimento para 240 crianças e adolescentes provenientes de onze bairros da periferia de Várzea Grande. Nos anos seguintes a mantenedora, Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá, ganhou destaque e contou com a parceria do Programa Amigo de Valor do Banco Santander, do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência de Várzea Grande, da Fundación MAPFRE, de programas do Fórum da Comarca de Várzea Grande, da UNESCO/Criança Esperança, do FIES – Fundo Itaú Excelência Social, dos Programas Missão em Foco da Fundação Itaú Social e Comunidade Presente do SICREDI, da Fundação André e Lucia Maggi, numa trajetória de conquistas e de excelência nos resultados.
De 2017 até o início de 2022 criou-se, com a parceria do Instituto Canopus, o Comitê de Gestão Compartilhada e, por um período de cinco anos, o Centro de Promoção Humana Emanuel passou a ser denominado CENPRHE CANOPUS. Os serviços prestados e a estrutura física foram ampliados, projetos e ações, voltados para a sustentabilidade, foram implementados assegurando, a curto, médio e longo prazo a manutenção e a nova formatação das ações voltadas para a educação integral e inclusiva de seu público.
Com o apoio desta e de outras organizações de nível nacional e internacional e com a atuação de profissionais preparados, o CENPRHE desenvolveu metodologia e expertise na elaboração e na execução de projetos sociais e vem priorizando, em suas ações, o esporte educacional, a arte e a cultura como ferramentas de educação integral e como atrativos para as crianças e os adolescentes que frequentam seus espaços. Confirmando este seu potencial, a parceria com a UNESCO/Criança Esperança, 2021/22 ampliou e fortaleceu a oferta dos programas de esporte educacional, musicalização, incentivo à leitura e atendimento psicopedagógico às crianças e aos adolescentes que apresentam dificuldades para a aprendizagem. O CENPRHE registrou, no período, avanços significativos nos indicadores de resultados voltados para estes eixos de atuação.
A parceria com o Instituto Canopus encerrou-se no início de 2022, passando, a Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá, a atuar como mantenedora única do CENPRHE que, neste mesmo ano, firmou parceria, através de termo de fomento, com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Cidadania – SETASC – fortalecendo as ações e ampliando o número de atendidos diretos para duzentos e cinquenta crianças e adolescentes de seis a dezessete anos. O CENPRHE integra, hoje, a Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande que atua com a parceria da Fundação Itaú Social e do CIEDS e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em articulação com a rede de proteção social do município, mantém seu protagonismo e a qualidade de suas ações, voltadas para o desenvolvimento integral e inclusivo de crianças e adolescentes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.
Definindo nossa identidade, potencialidades e particularidades
Nossa missão
Contribuir na educação integral de crianças e adolescentes que se encontram em situação de maior risco e/ou de vulnerabilidade social, em diálogo permanente com a família, a escola e o território.
Nossa visão
Ser referência, no Estado de Mato Grosso, no atendimento a crianças/adolescentes que se encontram em situação de risco e/ou de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes as mais oportunas e eficazes ferramentas para o desenvolvimento de suas habilidades e as melhores chances de crescerem como “pessoas felizes e capazes de reinventar o mundo”.
Nossos valores
A vida, em todas as suas expressões, confiança no potencial humano, acolhimento e respeito às diversidades, criatividade, solidariedade, empatia, ética, eficiência e transparência na gestão dos recursos.
Nosso público
Crianças e adolescentes e respectivas famílias.
Critérios com base nas condições socioeconômicas das famílias e no contexto territorial de proveniência, com níveis de prioridade, orientam e definem as especificidades do púbico atendido.
Nossa proposta educativa
Está embasada nos conceitos de Educação Integral e Inclusiva, isto é, no processo educativo voltado para o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões – física, cognitiva, afetiva, social, ética, estética, cultural – e no reconhecimento do direito de todos e de todas de ter acesso a oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas e de interação com múltiplas linguagens, espaços, saberes e agentes.
Nossa metodologia
Esta se caracteriza por ser gradativa, dinâmica e participativa e por utilizar-se de estratégias (jogos, brincadeiras, rodas de conversa) que auxiliam na construção do processo de tomada de decisão, de autonomia, construção da autoestima, da autoconfiança e do protagonismo.