JANEIRO
Iniciamos o atendimento no dia 18 de janeiro com muita alegria e entusiasmo, prontos para um ano festivo e de muita celebração. Na ocasião aconteceu as matrículas e rematrículas dos participantes do CENPRHE, hora de checar documentação, atualizar exames e renovar autorizações.
Um novo ciclo se inicia no CENPRHE, nossa voluntária e co-fundadora Ketty Sonaira assume a gestão da nossa associação. No momento nossa equipe e nosso presidente Ivo Silva estiveram presentes. Registros de 20 de janeiro.
Os momentos de matrícula e rematrícula se estenderam pelos dias 23,24, 25 e 26 de janeiro, com o período de matrícula para os anos novos, as famílias compareceram e realizaram os cadastros.
No dia 30 de janeiro nossa assistente social Leodane Juliette realizou busca ativa de alguns participantes por meio da visitação, acolhendo e entendendo as demandas e efetivando matrícula presencialmente.
Encerramos o mês de janeiro realizando a primeira reunião com novos instrutores do CENPRHE, novos atores que chegam para contribuir na aprendizagem de nossas crianças e adolescentes nas oficinas esportivas e artistícas. Sejam bem – vindos.
FEVEREIRO
No início de fevereiro recebemos vários sacos de batatas em ótimo estado do MESA BRASIL, programa dos nossos parceiros do SESC. Coisa boa, né? Além de utilizarmos para o almoço de nossas crianças e adolescentes, dividimos para que todos levassem para casa, batata é bom demais!
No dia 06 de fevereiro iniciamos o atendimento das crianças e adolescentes que já haviam realizado os exames e concluído a matricula, para esse primeiro momento proparamos uma roda de compartilhamento onde todos conseguiram falar sobre suas férias e com o apoio de nossas orientadoras fizemos um leitura didática e muito explicativa do nosso regulamento.
Hora do almoço! De terca à quinta servimos almoço para os super participantes de nossas oficinas, comida fresquinha e super nutritiva para nossos artistas e atletas seguirem saudáveis e fortes.
Tá chegando, tá chegando o carnaval! No dia 08 de fevereiro os adolescentes da turma ”Conviver” arrazaram na decoração para o nosso anual bloquinho de carnaval, tudo muito colorido e preparado com todo carinho pela empenhada turma.
Os pequenos da turma ”Aprender” trabalharam com muita dedicação em máscaras carnavalescas super coloridas, feitas por eles mesmos. Lindos e criativos!
Durante o processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças e jogos de mesa para o desenvolvimento físico, neurológico, capacidade de concentração, noção espacial e percepção visual. No CENPRHE temos diversos jogos diponíveis para nossas crianças qu e aproveitam e se divertem muito, vejam só:
No dia 08 aconteceu a primeira reunião oficial com as famílias novatas, momento importante de apresentação do CENPRHE, nossa história, nosso regulamento e nossas oficinas. Sejam bem -vindos!
Olha o bloquinho do CENPRHE, pessoal! 🎉✨
Fevereiro é tempo de carnaval e por aqui não poderia ser diferente, nosso bloquinho chegou e animou todas nossas crianças e adolescentes com muita dança, brincadeiras, fantasias e alegria. Vejam só que lindos!
O projeto Crescer & Integrar é o nosso projeto voltado para adolescentes na faixa etária de 14 à 17 anos com oficinas diversas, futsal, música, teatro musical e informática. No dia 10 de feveiro aconteceu as matrículas para o projeto.
A capacitação da equipe CENPRHE neste ano aconteceu nos dias 14, 15 e 15 de fevereiro e trouxe muito conhecimento e aprofundamento na história do Brasil, trabalhamos com toda a equipe o tema “Diversidade e Relações Étnicos – Raciais” abordando com cuidado e muita base teórica a história do negro no Brasil e as raizes do racismo, demais questões sociais e de gênero.
O CENPRHE avança com o olhar voltado para toda diversidade, além de almejar contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática e livre de desigualdades.
Esse momento tão importante contou com a presença e assessoria da querida professora e mestra @rosanafatimade 🌟 agradecemos a presença e as contribuições. Avante, equipe! 👏🏽
Em fevereiro também aconteceu nosso atendimento de saúde integrativa gratuita com atendimento homeopático. Cuidado e saúde para nossas crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade.
Iniciamos oficialmente as oficinas de música e informática no dia 18 de fevereiro.
Momento de acolhida e oração com a turma do período vespertino, todos juntos vibrando positivamente por mais um dia de atividades e muito aprendizado.
No dia 20 de fevereiro aconteceu o atendimento jurídico gratuito voltado às famílias e comunidade em geral, este atendimento acontece em parceria com a Defensoria Pública de Várzea Grande. No mesmo dia nossa equipe gestora se reuniu para reunião interna, acreditamos numa gestão compartilhada onde todos fazem parte.
PLAY NA OFICINA DE ZUMBA! ⭐️🔥
Com o patrocínio da @sigafalm (Fundação André e Lucia Maggi) conseguimos desenvolver oficina de zumba, totalmente voltada para as mulheres de nossa comunidade. A oficina têm o objetivo de promover saúde, bem estar e principalmente autoestima nessas lindas e poderosas mulheres! A oficina acontece semanalmente (terças e quintas, 18h) e têm sido um grande sucesso.“Oh bebê, é as mulheres que estão no comando”. ✨
Recebemos no dia 21/02 a doação de 5 computadores semi novos e de última geração dos parceiros da @spero_associacao, a doação trará inúmeros benefícios para o nosso trabalho, principalmente para o aprendizado digital de nossas crianças, nossos adolescentes, nossos jovens e as mulheres de nossa comunidade que estão matriculadas na oficina de inclusão digital e informática. Computador 🖥 👩💻 Os queridos Sharley Borges e Evandro César foram os representantes da SPERO no momento desta doação. Agradecemos imensamente a parceria, a doação e principalmente a presença.
Vamos juntos! ⭐️
No dia 21 de fevereiro aconteceu a coleta de sangue para exames médicos, ação totalmente coletiva realizada em parceria com o Laboratório Genôma.
O karatê ajuda no desenvolvimento de habilidades corporais e da coordenação motora, importantes para crianças e adolescentes. No CENPRHE as oficinas de Karatê acontecem todas as quintas-feiras com a instrução do sensei David Silva, nossas crianças seguem avançando e desenvolvendo cada dia mais na modalidade.
De terça a sexta às 10:30h é hora do almoço no CENPRHE!
Comida gostosa, quentinha e especialmente preparada para nossas crianças e adolescentes. O CENPRHE busca oferecer uma diversidade de alimentos em seus pratos, sempre bastante coloridos, ricos em proteínas e vitaminas saudáveis. De sobremesa temos sempre uma fruta! 🍇🍎🍌 Nossas mesas e cadeiras são apropriados para que nossos participantes tenham um momento de refeição prazeroso e confortável. 😋💛
Para tanto, neste ano, contamos com a parceria da Fundação ABRINQ @fundacaoabrinq nessa ação de combate à insegurança alimentar, esta que provém recursos que colaboram enormemente para um almoço especial e bastante saudável. Vamos juntos!
A oficina de ballet continua com tudo no CENPRHE! Nossas meninos e nossas meninas avançam cada vez mais na modalidade, durante o mês de março alongamentos musicalizados, exercícios de barra, jogos de memorização e equilíbrio comporam o plano de aula.
O futsal ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e agilidade. As crianças melhoram sua habilidade de correr, driblar, chutar e passar a bola, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. As oficinas esportivas do CENPRHE compoem o projeto “Se Jogue CENPRHE” e conta com o apoio da SECEL – MT (Pontos de Esporte) ⭐️
Inclusão digital para todos!
A inclusão digital envolve não apenas o acesso aos dispositivos e à conectividade, mas também o desenvolvimento de habilidades digitais, como a capacidade de usar ferramentas digitais, buscar informações online, comunicar-se efetivamente pela internet, compreender questões de segurança cibernética e desenvolver competências digitais para o trabalho e a vida cotidiana.
Além disso, a inclusão digital também está relacionada à promoção da alfabetização digital, ou seja, capacitar as pessoas para compreenderem e utilizarem as tecnologias digitais de forma crítica e responsável, reconhecendo seus benefícios e compreendendo os riscos associados ao seu uso. No CENPRHE as oficinas de inclusão digital contam com turmas mistas, além de semanalmente atender nossas crianças e adolescentes, atende também algumas mães e jovens de 14 à 17 anos.
Pela manhã servimos almoço e pela tarde um delicioso lanche é oferecido aos nossos participantes, pães, bolos, sucos e frutas fortalecem à garotada e garantem maior foco na aprendizagem das diversas oficinas.
No dia 28 de fevereiro aconteceu a primeira reunião mensal com as famílias do CENPRHE, que honra recebê-los. Durante o encontro contamos um pouco sobre a história do CENPRHE, tratamos sobre o regulamento, o calendário anual e realizamos também a entrega dos exames, além de cantar parabéns pelos 20 anos da nossa querida instituição. ✨
Foi um momento muito importante e emocionante para nós e para todos os presentes. Que seja um ano lindo e cheio de boas surpresas. 🌟
MARÇO
Março começou com o dia da beleza, momento de cuidado e bem estar para nossas meninas. Com o apoio das voluntárias e orientadoras fizemos as unhas, penteados, maquiagem e muito mais para nossas crianças e adolescentes que amaram muito! Lindas, né? 💗✨
Com o apoio da FALM – Fundação André e Lúcia Maggi iniciamos no CENPRHE o projeto ”CENPRHE VIDAS” que têm como objetivo acolher, compartilhar informações e realizar acompanhamento gestacional com mulheres da comunidade e território.
Uma vez por mês a equipe CENPRHE se reúne para compartilhar informações, passar aviso importantes e socializar temas pertiniantes ao trabalho, é um valioso momento onde democraticamente todos trazem suas pespectivas sobre o trabalho desenvolvido. Comunicação é tudo e acreditamos nessa proposta!
Psicopedagoga é uma profissional que atua na interface entre a psicologia e a pedagogia, concentrando-se no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. Seu principal objetivo é compreender as dificuldades de aprendizagem e oferecer intervenções adequadas para ajudar os indivíduos a superá-las. No CENPRHE contamos com duas orientadoras sociais que atuam nos dois períodos e semanalmente acompanham nossas crianças e adolescentes em seus processos de aprendizagem.
Entre flauta e violão nossas crianças e adolescentes se envolvem e aprendem cada vez mais sobre o mundo dos instrumentos na oficina de música. Os registros são de 6 de março:
No dia 07 de março recebemos a benção do querido Padre Miguel em nossos espaços e a visita do amigo de longa data do CENPRHE, o Padre Aloir. Todos os espaços foram abençoados acompanhados de nossas crianças e adolescentes. ✨
O CENPRHE acolhe e respeita toda a diversidade religiosa existente em nossa território e em nosso país!
Os quebra-cabeças ajudam a desenvolver habilidades cognitivas importantes, como raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico e habilidades de planejamento. As crianças precisam usar estratégias para organizar e encaixar as peças, estimulando o cérebro de maneira positiva. Nossas crianças da turma Integrar se divertem e socializam jogando quebra cabeça:
A todas e a cada uma: feliz dia das mulheres! Toda humanidade nasceu de uma mulher. 🌸
08 de março – Dia Internacional da Mulher. Cartazes, homenagens e muito carinho.
E nosso parquinho segue bastante movimentado. Lugar amplo, seguro e construído com o financiamento da FUNDAÇÃO ABRINQ, nossas crianças se divertem muito no espaço, seja com os brinquedos ou criando um mundo de imaginação e possibilidades.
No dia 15 de março, nossas crianças e adolescentes realizaram uma super passeata em nossa comunidade, conscientizando sobre a prevenção contra a dengue. O coro “CENPRHE CONTRA A DENGUE” foi ouvido pelas ruas da vila São João.
Panfletos também foram entregues! Se liga na ideia! 💡
Nossas crianças e adolescentes trabalhando as letras, palavras e frases através da colagem! Uma ótima ideia que reforça o processo de alfabetização e prepara as crianças para a leitura e melhora a escrita, base da comunicação e interpretação de textos. 📖📝✨
E o projeto ”CENPRHE VIDAS” promoveu uma excelente palestra para suas participantes no mês de março. O tema foi ”autoestima” e recebeu a parceira Mara Silva que mediou o momento. Pra frente, mulheres!
A nossa oficina de Karatê segue com mais força que nunca! Nosso sensei “David Silva” propõe desafios que estimulam o desenvolvimento motormental, a força, a coordenação motora e diversos outros benefícios físicos e mental.
A oficina de karatê acontece por meio do projeto “SE JOGA CENPRHE” que conta com o financiamento da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL. 🥋 ⭐️ Com o karatê nossas crianças avançam e vão mais longe! Oss! 👏🏽
Nossas lindas bailarinas e bailarinos trabalhando equilíbrio, coordenação motora, lateralidade e ritmo na oficina de ballet do CENPRHE! É lindo vê-los evoluindo cada dia mais.
Aqui no CENPRHE alimentação saudável é assunto importante, estamos sempre buscando trabalhar com nossas crianças e adolescentes o tema afim de estimular uma alimentação mais saudável de forma criativa e dinâmica. Levar conhecimento sobre nutrição e uma boa alimentação é essencial para que nossos participantes possam construir novos hábitos e consequentemente ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos.
🍌🍇🥑🍆🥦🌽🍠🥕🫑🧅
ABRIL
E durante a nossa Festa da Páscoa tivemos a estreia das nossas turmas da oficina de teatro musical apresentando o espetáculo “Uma aventura na Páscoa” onde três coelhinhos saem numa aventura em busca da magia da Páscoa e entendem o real sentido da data. 🐇⭐️ Um momento de muita alegria e muito talento dos participantes da oficina que deram um verdadeiro show de interpretação nos períodos vespertinos e matutinos. 🎭 Parabéns a todos! A oficina de teatro musical acontece no CENPRHE com recursos provenientes do FIA – Fundo para Infância e Adolescência. ✨
Aqui no CENPRHE nenhuma criança e adolescente ficou para trás e todos ganham ovo da Páscoa, através de teatro e rodas de conversas compartilhamos que a Páscoa é muito mais que apenas um ovo de chocolate, é união, é amizade, é a partilha, é vida nova… mas um docinho sempre vai bem! 😄🤎 Além do presente o dia contou com muitas brincadeiras, pula-pula, sorvetes e uma deliciosa lasanha, hmmm! Para essa doce ação contamos com recursos advindos das parcerias com a Fundação ABRINQ e do FIA – Funda da infância e da adolescência e suas diversas fontes.
Encontro do projeto “CENPRHE VIDAS” que têm proposto troca de experiências, acolhimento e acompanhamento gestacional informativo para diversas futuras mamães. O grupo é composto por mulheres de nosso território e também mulheres indígenas venezuelanas recém chegadas em nosso estado, essas em diferentes estados gestacional. 🤰🏽🤎✨ O projeto CENPRHE VIDAS acontece com o apoio e financiamento da FALM – FUNDAÇÃO ANDRÉ E LUCIA MAGGI @sigafalm ⭐️
Nossa equipe de apoio é muito importante, trabalha com foco total na execução da limpeza dos nossos espaços deixando tudo organizado e muito cheiroso para receber nossas crianças e adolescentes.
Dentro da oficina de música uma das modalidades trabalhadas é o canto coral, onde nossas crianças aprendem muito sobre respiração, controle vocal e trabalho em grupo. Ótimos numeros musicais vem sendo preparados por nosso instrutor Filipe Benites
No dia 10 de abril recebemos no CENPRHE nossos parceiros da guarda municipal com seu ótimo e informativo teatro de fantoches, onde nossos participantes puderam aprender de forma lúdica sobre os temas respeito e bullyng.
Um dos objetivos da oficina de informática e inclusão digital é estimular e potencializar o desenvolvimento intelectual de nossos participantes. A informática pode surgir como algo prazeroso, capaz de ser uma grande aliada para o aprendizado das crianças indo além dos jogos recreativos. No CENPRHE a oficina de informática acontece duas vezes por semana.
Em 11 de abril foi dia de incentivo a leitura. Temos diversos livros disponíveis que possibilitam que nossas crianças mergulhem em um mundo de possibilidades e imaginação. A leitura melhora o vocabulário e a escrita, amplia a visão de mundo e contribui para o pensamento crítico. Vamos ler criançada.
Nosso projeto ”Brincadeira é jogo sério” que conta com financimento da Fundação ABRINQ têm como objetivo propiciar as crianças e aos adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, a garantia di direito de brincar por meio de oportunidades educativas e culturais diferenciadas e diversificadas, contribuindo para seu desenvolvimento integral e instrumentalizando-os, para assumir o protagonismo de suas histórias e tornarem-se agentes de transformação. Brincadeiras e brinquedos foram desenvolvidos e executados com o apoio de nosssas orientadoras sociais.
O breaking é um dos quatro elementos do hip hop e a sua prática pode trazer diversos benefícios, como maior consciência corporal, equilíbrio e coordenação motora.🕺🏾⚡️Além de beneficiar a saúde física, o breakdance ainda proporciona a redução do estresse, visto que libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Os benefícios também envolvem a questão da interação social, já que a atividade favorece a expressão e o convívio coletivo.
A oficina de Breaking faz parte do projeto “Se Jogue CENPRHE” e conta com o apoio da SECEL – MT (Pontos de Esporte)
Com o patrocínio da @sigafalm (Fundação André e Lucia Maggi) conseguimos desenvolver a oficina de zumba, totalmente voltada para as mulheres de nossa comunidade. A oficina têm o objetivo de promover saúde, bem estar e principalmente autoestima nessas lindas e poderosas mulheres! A oficina acontece semanalmente (terças e quintas, 18h) e têm sido um grande sucesso. É o CENPRHE promovendo saúde, bem estar e empoderamento para nossas mulheres. 💃🏽
Com recursos oriundos da FALM – FUNDAÇÃO ANDRÉ E LÚCIA MAGGI em 15 de abril realizamos a compra de diversos itens para bebês recém nascidos que poderão ser adquiridos pelas participantes do projeto ”CENPRHE VIDAS” por meio do CENPRHE CARD, nosso cartão de pontos dosponível para as participantes.
Em 17 de abril nossa psicopedagoga recebeu alguns pais para junto das crianças e adolescentes preencherem a ficha de anamnese e desenvolver um acompanhamento personalizado que atenda as demandas dos participantes. As ações psicopedagógias compõem o projeto ”Nenhum a Menos” que conta com o financiamento do Criança Esperança – UNESCO.
E dia 26 de abril aconteceu no CENPRHE o nosso “piquenique literário” um momento incrível e idealizado pela nossa psicopedagoga “Kelly Teixeira”. Um lugar aconchegante, colorido e com muitos livros para nossas crianças e adolescentes mergulharem no mundo mágico da leitura. 📚 ✨ Rolou contação de história, brincadeiras e lanche especial para as turmas! Um criativo e delicioso piquenique cheio de histórias incríveis, nossas crianças adoraram. 😊💛
O piquenique literário é uma das ações do projeto “Nenhum A Menos” que conta com o financiamento dos nossos parceiros @crianca.esperanca 📖✨
A comemoração do Dia dos Povos Indígenas serve como uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre as questões enfrentadas pelos povos originários, como a luta pela terra, a preservação da cultura, a proteção do meio ambiente e o enfrentamento do preconceito e da discriminação. 🌼 Aqui no CENPRHE nossas crianças e nossos adolescentes desenvolveram várias atividades sobre a temática, desde de rodas de conversa até a confecção de colares e braceletes com a estética indígena e um arco e flecha que fez a festa da garotada durante as brincadeiras. 🏹
Viva os povos da terra!
De terça a sexta às 10:30h é hora do almoço no CENPRHE!
Comida gostosa, quentinha e especialmente preparada para nossas crianças e adolescentes. O CENPRHE busca oferecer uma diversidade de alimentos em seus pratos, sempre bastante coloridos, ricos em proteínas e vitaminas saudáveis. De sobremesa temos sempre uma fruta! 🍇🍎🍌 Nossas mesas e cadeiras são apropriados para que nossos participantes tenham um momento de refeição prazeroso e confortável. 😋💛
Para tanto, neste ano, contamos com a parceria da Fundação ABRINQ @fundacaoabrinq nessa ação de combate à insegurança alimentar, esta que provém recursos que colaboram enormemente para um almoço especial e bastante saudável. Vamos juntos!
Dia 23 de abril foi dia de falar sobre diversidade, negritude e racismo! Para o bate papo convidamos nosso comunicador Kennid Teixeira que mediu a conversa. Kennid é pesquisador no mestrado de comunicação pela UFMT e desenvolve pesquisa sobre representatividade negra e periferias.
É festa! É festa! É alegria!
Parabéns aos aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Um dia colorido e muito festivo aconteceu aqui no CENPRHE com muita brincadeira, bolo, jogos e presentes! Viva nossos aniversariantes do período vespertino. ⭐️Comemoramos a festa dos aniversariantes no dia 29 de abril!
E a oficina de teatro musical continua produzindo e descobrindo possibilidades e talentos incríveis no CENPRHE! Nossas crianças possuem um talento nato para a arte da atuação e se envolvem cada vez mais com a modalidade. Vem muito coisa bonita por ai. 🎭 ✨
No dia 29 de abril aconteceu nossa primeira reunião da equipe com foco total em saúde mental com a psicóloga Núbia Pinheiro, todos falaram por um instante sobre suas percepções sobre saúde mental, conflitos internos e sugeriram pautas para os próximos encontros que serão mensais.
E encerramos o mês de abril com a super roda de bate papo sobre higienização buscal com a dentista Mayara Shiomi dos parceiros do Sesc Arsenal que explicou sobre a importância da escovação, uso de fio dental e muito mais. Nossas crianças estiveram atentas recebendo todas as valiosas informações.