SETASC/MT – Desde o início do mês de julho, as atividades esportivas, artísticas e culturais, desenvolvidas no CENPRHE, vem sendo realizadas com a parceria da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Cidadania. O Termo de Fomento 0720/2002, firmado entre a Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá, mantenedora do CENPRHE, e a mencionada Secretaria, tem por objeto a execução do projeto Crescer e Integrar com Cidadania que, por sua vez, tem por finalidade “propiciar o acesso de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, a espaços de vivência de esporte educacional, arte, cultura, lazer, educação e cidadania, na perspectiva da igualdade e do respeito à diversidade humana e do fortalecimento dos vínculos familiares”. O valor do projeto é de R$ 299.992,45 e terá a duração de quinze meses. Os recursos serão administrados com a usual transparência e prática de sustentabilidade da Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá e o público atendido será diretamente beneficiado, sem desconsiderar a geração de empregos, dado que todos os instrutores e instrutoras das oficinas, bem como parte da equipe de administração serão remunerados com recursos provenientes desta fonte.
SICREDI – Tendo participado do edital Fundo Social 2022 do Sicredi, a Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá foi contemplada com recursos repassados, através de Termo de Doação, pela Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Sudoeste MT/PA – Sicredi Sudoeste MT/PA. Voltado para o desenvolvimento das oficinas de música, os recursos estão sendo aplicados na compra de equipamentos e na melhoria da alimentação de crianças e adolescentes, fortalecendo as ações do Projeto CENPRHE Todo o Dia que beneficia crianças de famílias que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, com Kits lanche (leite, yogourt, ovos, frutas, biscoitos e outros). Gratidão aos integrantes da Cooperativa de Crédito Sicredi.
ELAS PERIFÉRICAS – A busca por novas fontes de recursos, considerada “atividade meio” da Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá, abriu portas para novas parcerias. Tendo participado do edital “Elas Periféricas” que visa o fortalecimento de organizações sociais que contam, em seu quadro de profissionais, maioria de negros e pardos, a Associação firmou parceria com a Fundação Azevedo Tide Setubal. Tendo por objeto destinar recursos financeiros para o fortalecimento e o aprimoramento das capacidades institucionais, a parceria visa contribuir, entre outros, com a atualização dos elementos da comunicação visual do site e dos demais canais midiáticos da associação, bem como na melhoria dos serviços de internet e de capacitação da equipe em comunicação verbal e não verbal. Vamos em frente! Novas conquistas nos aguardam!
MINISTÉRIO PÚBLICO – Outro reforço significativo vem sendo destinado pelo Banco de Projetos e Entidades do Ministério Público de Mato Grosso que, através da Promotoria de Justiça e do Sistema BAPRE, destina recursos provenientes dos termos de acordos realizados com empresas do Estado. Juntos somos mais fortes e juntos continuemos priorizando as ações que promovam o direito de acesso de nossas crianças, adolescentes e jovens à educação de qualidade. Artes, cultura, esporte educacional, acesso à tecnologia da informação contribuem, de acordo com a BNCC, para o desenvolvimento dos conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.