JANEIRO E FEVEREIRO
O novo ano se abre com novas perspectivas com a aprovação do Projeto Virando o Jogo pela UNESCO – Criança Esperança e a implementação do Projeto Constellation – Instituito Canopus no CENPRHE CANOPUS, com o objetivo de realizar oficinas permanentes de dança, mais precisamente Ballet Clássico e Danças Urbanas, oportunizando às crianças e aos adolescentes o acesso a manifestações artísticas, despertando o interesse, o conhecimento e a valorização cultural e qualificando-os em vista de uma futura profissionalização.
Em meados de Janeiro é formada a nova equipe de colaboradores e voluntários do CENPHRE CANOPUS que são acolhidos com alegria pela nova Coordenação.
No período de 23 a 25 priorizamos o atendimento às famílias, nos colocando a disposição para a renovação das matrículas de todos os beneficiários. Nos dias 26 e 27 convocamos as famílias que estavam na lista de espera e após entrevista preenchemos as vagas para completar o total de 140 beneficiários CENPRHE CANOPUS e 100 no CENPRHE SALETTE. Nos dias 30 e 31 houve reunião com as famílias novatas onde foi apresentada a equipe de Coordenação e dos educadores, e a integração do CENPRHE com os Instituto Canopus, formando assim o CENPRHE CANOPUS.
Em seguida foram apresentados nosso objetivo, visão e missão, bem como regulamento e todos os programas e atividades que serão oferecidos em 2018. A novidade deste ano é o Karatê subsidiado pelo Criança Esperança e o Ballet pelo Projeto Constellation.
Em fevereiro reiniciamos as atividades com uma semana intensa e animada, as crianças e adolescentes estavam com muitas saudades e os novatos bem ansiosos para conhece e participar das atividades do CENPRHE CANOPUS.
Já começamos com festa na comemoração do Carnaval que foi bem participada por todos, cantaram, dançaram, pularam e se divertiram muito também, num concurso de blocos e fantasias.
Nos dias 14 e 15 foi o período de capacitação das equipes dos dois pólos com a assessoria dos voluntários Samuel, Joselaine e Silvana, colaboradores do setor de RH do grupo Canopus com os temas:”História, junção e regimento” ” Planejamento” e “Hierarquia” respectivamente. Um momento muito importante para reativar as motivações, trabalhar a integração da equipe e redirecionar o foco no nosso objetivo principal.
Este ano recebemos um reforço na equipe com a adesão voluntária da psicóloga Zélia Moreira da Rocha Borges que se dispôs a atender as mães e colaboradores uma vez por semana.
MARÇO
Destaque na abertura do mês para a comemoração da semana da mulher onde as crianças e adolescentes trabalharam o tema em rodas de conversa, texto e poemas, e na confecção de cartazes, cartões e lembrancinhas. No dia 8 toda a equipe foi convidada para receber a linda homenagem preparadas por ela com muito carinho.
Marcou ainda este período o início das aulas de ballet clássico, momento aguardado com ansiedade por nossas crianças e também pelas famílias. Essa atividade faz parte do Projeto Constellation juntamente com as aulas de Street Dance. As oficinas de Ballet serão ministradas pelas instrutoras Ana Carolina e Ana Vitória, e Street Dance pelo Instrutor Kennid.
Outro destaque foi a aula inaugural de Karatê que também aconteceu neste início de mês com o apoio do Criança Esperança, numa parceria com o SHOTOKAN em atividades ministradas pelo Sensei Gerson.
Em março também ocorreu a reunião gerencial do Grupo Canopus e o Cenprhe Canopus foi convidado à apresentar com o grupo de Flauta Titular no evento. As crianças fizeram uma belíssima apresentação emocionando a todo o público, formado por gerentes regionais do Brasil todo, incluindo o presidente do Grupo Canopus, Sr. Marcos Cruz. Na ocasião, a fundadora do Cenprhe, Maria Tereza Urbano, conhecida carinhosamente como Irmã Maria Tereza, fez uma palestra elucidando as possibilidades de se ajudar instituições de caráter social com os valores deduzidos no imposto de renda
Reiniciamos neste período a parceria com o Bibliosesc que é uma biblioteca volante que oferece gratuitamente os serviços de empréstimo de livros, revistas e jornais, além do incentivo à leitura. O caminhão voltou a fazer suas visitas semanais trazendo historias contadas para as crianças.
Para celebrar a chegada da Páscoa as orientadoras sociais prepararam uma oficina especial de confecção de ovos de páscoa, onde as crianças aprenderam a trabalhar com o chocolate e modelá-lo em forma de lindos ovos, sempre atentos à limpeza e higiene durante a confecção. Todas as crianças ganharam ovos de páscoa graças a estas oficinas e a ajuda de parceiros como a Sorpan Alimentos, que fez a doação dos materiais utilizados. As oficinas foram bem participadas e trouxeram muita diversão a todos, trazendo a Páscoa um gostinho diferente de vida nova e novos aprendizados.
ABRIL
Abrimos o mês com uma renovação total dos materiais desportivos e a entrega do novo uniforme. chuteiras, meiões e kimonos para a alegria de todos, tudo isso com apoio do Criança Esperança.
O Instituto Canopus realizou uma grande doação de Leite para o Cenprhe Canopus. Foram doados mais de 800 litros de leite que abasteceram os estoques do CENPRHE por bastante tempo. As doações foram arrecadadas pelos voluntários do Instituto Canopus que participaram do 31° encontro Estilo de Vida Canopus realizado alguns dias antes. Eles foram recebidos com uma singela homenagem por parte do grupo titular de flauta do Projeto Cenprhe Som.
Destacamos neste período o reinício do atendimento odontológico semanal de um grupo de 5 crianças pela nossa parceira Dra. Karen Bruehmuller no centro odontológico Art Sorriso, este ano acompanhados pela voluntária Rosineide Viana, membro da comissão de Pais do Cenprhe Canopus.
No dia 10 o Grupo Titular de Flauta foi convidado a se apresentar no evento de lançamento do projeto REDE PROTEGE no auditório do UNIVAG com a participação dos beneficiários da ACAMIS, Associação Caminhando para Mais um Sonho.
Neste período nossa gestora, Dona Maisa Coutinho, foi convidada, com representantes de outras instituições de Várzea Grande, a participar na Prefeitura Municipal do evento de assinatura do Convênio FIA/SANTANDER que através do programa Amigo de Valor vem subsidiando o Projeto Cenprhe SOM desde o ano passado.
No dia 21 aconteceram os jogos amistosos de futsal e handebol reunindo equipes dos dois polos na quadra desportiva da Escola Air Addor do bairro Ouro Verde. Esse evento foi organizado pela coordenação pedagógica juntamente com o instrutor de esportes Jadson Rezende. Foi um momento bem competitivo que ajudou a promover a integração e a partilha do aprendizado entre as equipes. Na ocasião a equipe a equipe feminina do CENPRHE CANOPUS estreou o novo lindo uniforme patrocinado pelo Criança Esperança.
Finalizando o mês com chave de ouro, participamos à convite da Paróquia Santo Antônio da abertura do 5º Festival de Musica Sacra onde apresentou-se o grupo titular de flauta do CENPRHE CANOPUS sendo muito aplaudidos pelo público presente.
MAIO
Em Maio continuamos o atendimento às crianças com as atividades de leitura, esporte e conscientização sobre o tema do combate ao abuso sexual infantil. No início deste mês nossos alunos do esporte titular juntamente com as equipes masculinas do CENPRHE SALETTE participaram da 1° e 2° fase da Copa ENP(Escola Nova Pedagogia). Foi o momento de testarmos o rendimento e aprendizagem deste período. Nossas equipes não conseguiram êxito nos resultados mas o aprendizado foi grande e a experiência competitiva melhor ainda. Parabéns aos nossos atletas!!!
Neste período a equipe técnica organizou uma reunião com as famílias solicitando a presença da Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande com o objetivo de recebermos informações e orientações sobre a meningite bacteriana, devido o diagnóstico de uma criança do CENPRHE que se encontra hospitalizada. Na ocasião as mães puderam se esclarecer sobre a vacinação e as formas de contágio, e também, tirar suas dúvidas sobre o assunto.
O Instituto Ciranda tem parceria com o Cenprhe Canopus no projeto Cenprhe Som & Harmonia para as oficinas de guitarra, flauta transversal e trompete. Os alunos participantes foram levados ao teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá para prestigiarem um concerto da Orquestra do Instituto Ciranda comemorativo do aniversário de 15 anos do Instituto.Assim eles poderão se envolver de maneira mais profunda no mundo da música profissional.
JUNHO
Neste início de mês realizamos nos dois períodos uma aula pública de ballet com o intuito de oferecer às famílias a oportunidade de acompanharem de perto a evolução e o envolvimento dos alunos e alunas que estão participando destas atividades. Foi um momento de muita emoção para todos.
Neste período aconteceu também a semana de conscientização sobre o Trabalho Infantil e Educação para o Trânsito onde além de outras atividades recebemos uma Equipe da Guarda Municipal de Várzea Grande que trabalhou o tema com vídeos, palestras educativas e um divertido Teatro de Fantoches.
Recebemos a visita inusitada de um simpático casal de viajantes que rodam o Brasil e o mundo registrando iniciativas voluntárias e positivas por onde passam. São os Caçadores de Bons Exemplos, que possuem um canal no YouTube onde compartilham seus achados com os internautas. Para recebê-los organizamos apresentações de musica, dança, karatê, ballet e esporte de ambos os polos. A diretoria do Instituto Canopus também esteve presente prestigiando o grande evento que terminou com um delicioso almoço.
Em meados do mês acolhemos a comunidade para o recadastramento fundiário da Vila São João promovido pela Equipe da Secretaria Habitação do Município.
Dia 24 nosso grupo de dança urbana brilhou no “Festival de Dança Juvenil : Criança Dança MT ” no Teatro da UFMT em Cuiabá. A experiência foi muito rica para as crianças que ficaram deslumbradas com o teatro e a grandeza do palco.
No dia 25 deste o grupo titular de Flautas foi convidado a se apresentar na comemoração dos 11 anos do curso de Serviço Social do UNIVAG onde apresentou um repertório eclético e provocando aplausos e elogios dos presentes acompanhados pelo instrutor de música Vinicius Franz.
No final do mês celebramos a comemoração dos aniversários do trimestre, uma linda festa regada a alegria no ritmo da Copa do Mundo onde as crianças, além das brincadeiras, se deliciaram com bolo de festa e refrigerante.
No dia 28, encerrando o semestre, tivemos a reunião do Programa de Acompanhamento e Orientação às Famílias, com o tema “Inteligência Emocional” com a palestra da psicóloga Zélia Moreira da Rocha Borges.
JULHO
Neste mês, seguindo a nossa tradição folclórica, o Cenprhe Canopus festejou com muito estilo e alegria o “Arraiá Cordel Encantado”, . As famílias compareceram e prestigiaram as apresentações de quadrilha, de música, hip hop e de danças urbanas que nossas crianças e adolescentes prepararam com tanto empenho. E surpreenderam a todos com a primeira apresentação de Ballet do Projeto Constellation. Todos aproveitaram muito as brincadeiras e as delícias típicas de Festa Julina. No final, houve ainda uma animada quadrilha organizada pelos colaboradores que improvisaram um casamento caipira e convidaram os pais e familiares para cair na dança. A diversão foi geral.
Na segunda quinzena de Julho os adolescentes e jovens da região participaram da 2ª edição do curso de capacitação profissional do Projeto Primeiro Passo promovido pelo Instituto Canopus, que prepara os jovens para o convívio corporativo e da oportunidade de inclusão no mercado de trabalho. Ao final eles receberam um certificado de participação e aproveitamento em uma cerimonia solene que aconteceu aqui mesmo no Cenprhe Canopus.
AGOSTO
Iniciamos o mês com um momento de Capacitação da Equipe do C.Canopus e do C. Salette, com o tema desenvolvido pela Consultora Rose Fialho.
Uma grande doação do Grupo Canopus foi recebida com muita alegria e gratidão por todos do Cenprhe Canopus. As doações foram arrecadadas na tradicional festa julina da Via Láctea e foram trazidas com muito carinho para complementar a alimentação dos pequenos.
Recebemos também a ilustre visita dos representantes do Programa Amigo de Valor do Santander, que patrocinou durante 2018 o projeto Cenprhe Som para mais de 200 crianças. Eles foram recebidos com uma grande festa que contou com várias apresentações de Dança, Música, Esporte entre outros, pelas crianças e adolescentes do Cenprhe Canopus e Cenprhe Salette.
Nesse período o Grupo Titular de Flauta se apresentou na Clínica Imagens em Cuiabá em uma comemoração especial do dia dos pais, e foram muito bem recebidos pelos presentes.
O mês de Agosto é o mês do aniversário de um dos fundadores da Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá, entidade mantenedora do Cenprhe Canopus, nosso amigo querido Sr. Ivo Silva que todos os anos vem comemorar seu aniversário com os pequenos em uma linda festa regada de homenagens e muitas brincadeiras.
Celebramos no dia 18 deste a 3ª Festa da Família, uma ocasião em que reunimos todas as famílias do Cenprhe Canopus para comemorar a vida em família, os pais e familiares se juntam com os filhos em equipes em uma divertida gincana de brincadeiras. Todo mundo entra na competição para dançar, cantar, e se divertir, depois vem a alegria dos sorteios na realização do bingo e as apresentações diversas preparadas pelas crianças e adolescentes para homenagear as famílias. E é claro não poderia faltar o delicioso jantar preparado e compartilhado pelas famílias que capricham no tempero e deixam tudo muito especial. Mais uma vez, os integrantes da Comissão de Pais brilharam na organização e preparação do evento, recebendo assim o elogio de todos.
SETEMBRO
O 3º Festival de Talentos aconteceu no dia 09/09 para valorizar os nossos pequenos artistas, onde demonstraram toda sua criatividade e talento diante do público presente, as famílias daqui e do Cenprhe Salette e demais convidados que compareceram para torcer pelos seus interpretes. As categorias foram disputadas com afinco nas categorias dança, canto e instrumental e os vencedores levaram para casa lindos troféus além da comemoração para os 1º lugares com um rodízio de pizza oferecido pelo Cenprhe Canopus.
Ainda em Setembro aconteceu o Curso Crescer e Empreender do SEBRAE no Cenprhe Canopus, numa parceria que tem levado capacitação profissional para adolescentes e jovens da região.
O Grupo Morena Rosa é parceiro do Cenprhe Canopus e foi recebido com uma singela apresentação dos alunos de Música em sua visita.
Os participantes das oficinas de danças urbanas estrearam seus uniformes em uma apresentação especial na Órion Veículos, em duas apresentações que foram muito bem recebidas.
OUTUBRO
O mês de Outubro é o mês das Crianças e no Cenprhe Canopus é sempre repleto de atividades especiais e comemorações. A primeira atividade foi a tradicional Gincana Educacional que traz muita diversão através das diversas modalidades esportivas e brincadeiras, como os jogos de mesa, a prova de conhecimento, o concurso de dança, o karaokê e outros. Cada equipe deu o melhor de si para acumular pontos e assim conquistar os primeiros lugares.
Ainda neste período iniciamos as Oficinas de Culinária Regional do Projeto Nada se perde Tudo se Cozinha em parceria com o CRAS São Matheus , projeto este financiado pela Fundação Itaú Social, onde mães e adolescentes aprenderam a preparar alimentos com o sabor marcante da culinária mato-grossense e participaram de roda de conversa sobre integração social e sustentabilidade.
Em outubro comemoramos também os aniversários do trimestre com uma festa muito animada, divertida e temperada com alegria e fantasia. E não podia faltar também os presentes e o delicioso bolo recheado e com glace.
Comemoramos o dia da Criança em uma grande festa com brinquedos e jogos para as crianças se divertirem até cansar. Futebol de sabão, pula-pula e diversas outras brincadeiras fizeram da data um marco para o ano.
Um grande grupo de alunos do Cenprhe Canopus participou do Campeonato Todome-Waza de Karatê Tradicional onde tiveram oportunidade de competir com outros karatecas e conquistar medalhas em diversas modalidades. As nossas crianças e adolescentes mostraram o que aprenderam no tatame do Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, em Cuiabá.
No dia 23, em comemoração ao dia do Aviador um pequeno grupo de crianças puderam fazer um incrível passeio de avião graças ao nosso amigo e benfeitor Sr. Hélio e pilotos voluntários da empresa Abelha Táxi Aéreo que levaram as crianças para conhecer o aeroporto e para ver a cidade lá de cima das nuvens.
Os nossos alunos do Esporte titular participaram de jogos amistosos organizados em parceria com a Escola Estadual Porfíria de Paula no final do mês, e assim além de se divertirem muito, puderam testar todo o aprendizado do ano.
Nesse período também realizamos um encontro dos participantes do Projeto Constellation reunindo os grupos daqui e do Bairro Pedra 90 para um Workshop de Street Dance. Foi um momento de integração e diversão para todos e de troca de experiências também, e ao final houve uma confraternização dos grupos.
NOVEMBRO
O Cenrphe Canopus e a ACAMIS se apresentaram no Seminário REDES de Territórios Educativos em uma parceria do grupo de flauta no dia 09/11. Todos foram muito bem recebidos e bastante aplaudidos pelo público que ficou encantado com as apresentações.
O SEBRAE e o Cenprhe Canopus ofereceram, no dia 14 deste mesmo mês, uma palestra sobre Sustentabilidade como parte da última reunião do Programa de acompanhamento e orientação às famílias em uma noite de grande aprendizado.
O SEBRAE também ofereceu no final do mês, a partir do dia 28, mais uma turma do curso de Empreendedorismo no final do mês de novembro ensinando jovens e adolescentes.
O Projeto “Nada se Perde, Tudo se Cozinha”, continuou com suas oficinas ensinando a aproveitar todo o potencial de nutrição dos alimentos e tiveram uma comemoração na sua finalização no dia 28, onde todos confraternizaram comendo os alimentos que eles mesmos prepararam numa prova final de seu aprendizado.
O Grupo titular de Flauta se apresentou no dia 29/11 na UFMT convidados a fazer a abertura de um seminário onde foram muito aplaudidos.
DEZEMBRO
Dezembro é o mês do encerramento das atividades no Cenprhe Canopus. A finalização sempre é aguardada com ansiedade pelos beneficiários que se preparam para as festas e eventos que marcam o mês natalino. No começo do mês os alunos de karatê participaram do Festival Esperança de Karatê Tradicional onde mostraram seu aprendizado durante o ano e conquistaram diversas medalhas. A participação foi muito gratificante para todos.
Na preparação para a finalização do Ballet os alunos fizeram um ensaio geral dia 07/12 no Teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá. Com muito empenho eles se preparavam para o espetáculo Bodas de Aurora.
O Grupo Urbanas Canopus fez ainda no dia 7 de dezembro uma apresentação no Grupo Bom Futuro no Baile de Confraternização 2018 de fim de ano. O grupo dividiu o palco com mais duas instituições que brilharam e receberam muitos aplausos dos presentes. O mesmo grupo ainda se apresentou no 2º Batizado do Capoeira VIP no VG Shopping alguns dias depois, no dia 9, executando perfeitamente as coreografias preparadas pelo Instrutor Kennid.
As alunas do Ballet do Projeto Constellation participaram ainda do espetáculo Bodas de Aurora no teatro Zulmira Canavarros, um espetáculo lindo onde dividiram o palco com bailarinos profissionais, uma experiência muito importante na formação do caráter.
O evento Cenprhe Som deste final de ano aconteceu no dia 15 e foi muito especial! O evento foi preparado com muito carinho por todos e contou com sonorização e iluminação profissional deixando um clima de teatro dentro na quadra do Cenprhe. Ballet, música e dança se apresentaram com todo empenho e brilharam mais do que nunca. O evento marcou o encerramento de um grande ciclo com adolescentes que entraram no Cenprhe na faixa dos 8 anos de idade e faziam sua última apresentação como beneficiários.
Para finalizar o ano com chave de ouro as crianças ganharam uma comemoração de natal no dia 18 com muitos brinquedos, brincadeiras, bolo, refrigerante e tudo que tinham direito, além de receberem presentes arrecadados na festa de confraternização do Grupo Canopus. O bom velhinho entregou pessoalmente os brinquedos as crianças que se divertiram muito na festa.