Janeiro
O início de 2017 foi marcado por três grandes parcerias: O grupo Mapfre Seguros , o Banco Santander através do Fundo da Infância e Adolescência de Várzea Grande e o Instituto Canopus.
Em meados do mês de janeiro Maria Tereza recebeu uma visita inesperada do Sr.Paulo Henrique de Lima Borges, diretor do Instituto Canopus, instituição parceira do CENPRHE que desde outubro do ano passado vem atuando com um grupo de mães através do Projeto Colcha de Retalhos. Nesta visita, após uma longa conversa, Sr. Paulo manifestou o interesse do Instituto de assumir o compromisso de dar continuidade à missão do CENPRHE. A partir de então a Diretoria do Instituto e da Ave Mater passaram a se reunir periodicamente para estudar a melhor forma de consolidar esse compromisso.
O Grupo Mapfre Seguros aprovou para 2017 o financiamento do projeto Esporte e Vida Saudável CENPRHE que assegura à crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, atividades esportivas de cunho educacional: futsal, handebol, volei, basquete e atletismo. Com a implantação deste projeto a AVE-MATER quer contribuir para o desenvolvimento integral de seus beneficiários promovendo um estilo de vida saudável e atuando na prevenção primária e envolvimento de crianças e adolescentes com o tráfico e com o uso de drogas, isto é, intervindo para que o contato não ocorra.
O Banco Santander através do Programa Amigo de Valor assumiu neste período o projeto CENPRHE SOM cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento das ações de prevenção de riscos e de garantia, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, executadas pela AVE-MATER na periferia de Várzea Grande, e para o fortalecimento do sistema de garantia de Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes do Município.
No dia 26 fomos convidados a comparecer à sede da s eguradora Mapfre em Cuiabá para a entrega (simbólica) do Prêmio Projeto Transformador Voluntariado Grupo Segurador BB e Mapfre, através de sua representante, a gerente Elisangela S. Oliveira. O momento foi de muita alegria e entusiasmo para todos, especialmente para as crianças ali presentes que amam participar das atividades desportivas.
Fevereiro
O projeto Colcha de Retalhos do Instituto Canopus continua crescendo e se fortalecendo com a presença de mais mulheres da comunidade. Em meados do mês, juntamo-nos a elas para comemorar com uma festa surpresa o aniversário de D. Hely Conceição, que vem se dedicando com tanto empenho ao crescimento deste projeto.
No início do ano fizemos a entrega das bicicletas doadas pelas parceiras do Auto Shopping Fórmula em outubro de 2016 para um grupo de crianças que moram em bairros distantes da Vila São João.
E finalizamos o mês com muita animação na comemoração do Carnaval com a participação de todas as crianças. Só folia e alegria!
Março
Iniciamos o mês com as reuniões com as famílias novatas para apresentar o CENPRHE, sua história, seus objetivos, seus programas e seu regulamento.
Na comemoração do dia da Mulher fomos convidados a levar o grupo titular de Flauta para uma apresentação musical no Juizado Especial no UNIVAG, a convite da excelentíssima juíza Dra. Amini Haddad Campos. Foi um momento de muita emoção para todos os presentes. Nesse dia as mulheres do Projeto Colcha de retalhos também fizeram uma bela exposição dos seus trabalhos artesanais, destacando as lindas colchas e tapetes de retalhos além de produtos de outros projetos de Várzea Grande.
Neste mês deu-se início também ao Curso de cabeleireiros do Projeto Amigas Empreendedoras, oficina profissionalizante oferecida desde 2015 pela Secretaria de Assistência Social . Essas oficinas democratizam atividades também informativas sobre as políticas públicas e potencializam as comunidades para o aumento da renda familiar.
No dia 13 por volta das 18:00 deu-se a abertura da Assembléia Eletiva da AVEMATER, com a presença de todos os associados e atuais membros da Diretoria e ainda Sr. Paulo Henrique e membros do Instituto Canopus. Evento de especial importância para esta nova etapa da história do CENPRHE. No primeiro momento, seguindo o protocolo foi realizada a eleição da nova Diretoria e em seguida Sr. Paulo apresentou em slides o Instituto Canopus, sua história, seus objetivos e suas ações finalizando com a proposta de integração com a AVE MATER através do CENPRHE.
Em meados de março, recebemos a visita de monitoramento do grupo Mapfre através da sua gerente Elisangela S. Oliveira. Neste primeiro trimestre o projeto iniciou com o preenchimento de um formulário de anamnese física de todos os participantes incluindo um teste de resistência e de habilidades, e as aulas de esporte foram de iniciação ao handbol.
Nos dias 16 a 19 um grupo de colaboradores participou do 29° encontro Estilo de Vida Canopus” oferecido pelo Instituto Canopus.
Ainda em março realizamos com um grupo de 45 beneficiários um passeio cultural ao SESC Arsenal em Cuiabá. As crianças visitaram várias exposições de artes plásticas e participaram de oficinas recreativas e contação de estórias ampliando assim universo de seus conhecimentos além de se divertirem bastante.
Neste período recebemos com muita alegria a visita do Sr. Marcos Cruz, fundador e presidente do Grupo Canopus, acompanhado de sua filha Kelayne Cruz e vários membros da diretoria que vieram conhecer o CENPRHE. Nossas crianças fizeram uma calorosa recepção dando boas vindas a todos. Nesta oportunidade apresentamos a trajetória do CENPRHE desde a sua fundação através de relatos e dos álbuns fotográficos, destacando sobretudo o início, quando não tínhamos nenhum recurso.
Para finalizar o trimestre do Projeto Esporte e Vida Saudável realizamos o primeiro Torneio de Handebol integrando os grupos do CENPRHE e Cenprhe Salette. Foi um evento muito importante onde todos puderam participar e por em prática o próprio aprendizado, além do que, tudo aconteceu em meio a muita diversão e companheirismo.
Registramos também neste período as atividades pedagógicas da semana da Higiene, Saúde e Alimentação saudável, priorizando tudo o que melhora a nossa qualidade de vida. Esses temas foram trabalhados com diversas oficinas de acordo com a faixa etária, utilizando várias ferramentas e finalizando com um momento de socialização e o tradicional “dia da Beleza”. A participação dos beneficiários foi intensa.
No dia 31 houve a tradicional comemoração dos aniversários do trimestre, momento de muita festa e alegria onde cada aniversariante foi entrevistado e recebeu a homenagem dos colegas e os presentes doados pelos amigos e benfeitores do CENPRHE.
Abril
No início do mês realizamos duas reuniões do Programa de Acompanhamento e Orientação as Familias com o objetivo de apresentar a nova equipe de coordenação do CENPRHE e os primeiros passos do processo de transição para o Instituto Canopus. Além disso foi apresentada a síntese da avaliação das famílias de 2016 e as novas propostas para 2017 reafirmando o compromisso com o objetivo do CENPRHE e a observância do Regulamento.
Nesse período fomos convidados a levar o grupo titular de Flauta para uma apresentação na Reunião Gerencial do Grupo Canopus numa chácara do Instituto em Chapada dos Guimarães. O grupo aplaudiu de pé nossas crianças e o Sr. Marcos Cruz nos acolheu de braços abertos confirmando diante de todos os presentes a parceria com o CENPRHE.
Na véspera da páscoa recebemos a visita dos queridos amigos e parceiros da AMAD que vieram doar deliciosos ovos de páscoa para todas as nossas crianças. O momento foi de muita emoção e alegria para todos e as crianças retribuíram com uma apresentação musical, palavras de gratidão e muitos abraços.
Dia 18 realizamos nos dois períodos a celebração da festa da Páscoa. Todas as turmas fizeram suas apresentações em teatro, poemas, canto ou dança, exaltando a importância de acreditar na vida, na luz e na força de Jesus ressuscitado, o amor que supera a morte. Ao final todos receberam os ovos de chocolate doados pelos amigos da AMAD.
Neste final de mês tivemos várias apresentações culturais em destaque: Um grupo de meninas do projeto CENPRHE SOM denominado Tot’s dance foi convidado a se apresentar no Encontro REDES que aconteceu no UNIVAG
E o grupo titular de flauta mais uma vez brilhou na abertura do Festival de Música Sacra da Paróquia Santo Antônio, e também à convite da juíza Dra. Amini Haddad participou da Audiência de Conciliação do Juizado Especial no UNIVAG.
E para encerrar este mês com chave de ouro as equipes de futsal masculino e feminino do CENPRHE participaram de um Torneio amistoso no Colégio Íbero Americano em Cuiabá. Foi um evento bem participado por todos e os meninos se sobressaíram obtendo bons resultados e mais experiência para competir e colocar em prática todo o aprendizado dos esportes.
Maio
O Grupo Canopus tem como tradição realizar uma vez por ano em suas lojas o dia de ação de graças e este ano o grupo titular de flauta foi convidado a participar deste evento na loja Via Láctea em Cuiabá e na Órion em Várzea Grande. Foi um momento muito envolvente em que as pessoas presentes se encantaram com a apresentação e com todo o evento.
Em meados do mês a Prefeitura de Várzea Grande convocou os representantes das instituições para a assinatura do convênio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Ano 2017, para subsidiar o atendimento de 240 crianças do CENPRHE e CENPRHE Salette.
No dia 20 ficamos muito abalados com a triste notícia do falecimento de uma criança que estava no CENPRHE desde 2014 – Débora Cristina Monteschio da Silva de 10 anos. Ela estava doente desde o início do mês e na última semana foi diagnosticada com Leucemia Mielóide aguda, e apesar dos cuidados recebidos não resistiu. Um grupo de mães e funcionários e membros da coordenação estiveram presentes no velório para dar apoio à família e um grupo de alunos da música marcaram presença na missa de sétimo dia na Igreja Santo Antônio no bairro Ouro Verde onde prestaram uma homenagem com músicas das quais ela mais gostava. O momento foi carregado de muita comoção para todos.
No dia 27 aconteceu em grande estilo a 2ª Festa da Família no CENPRHE. Desde a preparação a equipe técnica com apoio da Comissão de Pais se esmerou para organizar os grupos das famílias para colaborar e participar do evento. No dia do evento após a acolhida, foram divididas as equipes da gincana integrando pais, mães, filhos, parentes e amigos e com muita animação deu-se início a competição com o Karaokê, cabo de guerra, dança da cadeira, grito de paz, qual é a música e outras provas . Depois as crianças fizeram uma linda homenagem às famílias e em seguida foi feito também uma homenagem póstuma a menina Débora Cristina através de slides. E depois um momento orante de ação de graças e súplica pela união e paz nas famílias, então foi servido o jantar, partilhado onde todos colaboraram e puderam se deliciar inclusive com a deliciosa sobremesa de pudim.
Junho
Nas atividades temáticas desse periodo demos prioridade ao Meio ambiente e Combate ao trabalho infantil. Foram realizadas oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, diversas leituras, contação de estórias, teatro de fantoches, roda de conversa e alguns filmes em vídeos, e também uma aula de campo para os adolescentes no Parque Berneck em Várzea Grande.
No dia 8, o Grupo Titular de Esportes, integrando CENPRHE e CENPRHE Salette, participou de um Torneio de Futsal no Colégio CEA do bairro Marajoara em Várzea Grande. Neste dia estreamos o novo uniforme e a nossa equipe feminina se destacou vencendo com competência as adversárias.
No dia 13 nosso grupo titular de flauta mais uma vez brilhou na apresentação de um lindo repertório musical no evento Clientologia Master do Grupo Canopus no palco do Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá.
Julho
Abrimos este mês com a nossa tradicional Festa Julina apresentando neste ano o tema ” Arraiá do Circo”. Muito brilho no palco, música animada, lindos caipirinhas e não podia faltar o forró animado e a dança da quadrilha, as saborosas comidas e bebidas típicas e também as brincadeiras que divertiram tanto nossas crianças e suas famílias.
Ainda neste clima folclórico o grupo Tot’s dance brilhou na festa cultural da EMEB Luiz Revelles no bairro Portal da Amazônia e o grupo Urban’s dance também se apresentou na festa julina do Cenprhe Salette.
Encerrando o semestre um grupo de 50 crianças participou de um passeio cultural ao SESC Arsenal em Cuiabá visitando uma linda exposição sobre a cultura indígena, também teve oficinas lúdicas e assistiram um filme infantil no Cine Sesc. Na volta ainda passearam no Várzea Grande Shopping e degustaram um delicioso sorvete.
No dia 15 o grupo titular de dança, com um figurino renovado, apresentou um mix de rítmos e hip-hop na 13º Arraiá beneficente do Instituto Canopus que aconteceu na loja Via Láctea em Cuiabá. O estilo arrojado das coreografias arrancaram aplausos vibrantes de todos os presentes, o que deixou a turma bem envaidecida.
Do dia 17 a 28 aconteceu o Projeto Primeiro Passo pela primeira vez nas dependências do CENPRHE CANOPUS. Este curso é promovido há algum tempo pelo Instituto Canopus. O objetivo do mesmo é ” desenvolver pessoas através de cursos profissionalizantes, formando e capacitando jovens e adultos de comunidades menos favorecidas encaminhando-os para o mercado de trabalho, fazendo parcerias com empresários locais para absorção dessa mão de obra qualificada. Com esse objetivo promove o ser humano através da educação, da qualificação profissional proporcionando melhor qualidade de vida”. O destaque foi a participação de um grupo de ex-beneficiários do CENPRHE que se sobressaíram pelo bom aproveitamento e performance.
AGOSTO
Iniciamos o mês com alguns dias de capacitação para a Equipe de Colaboradores onde contamos com o apoio técnico da facilitadora Rose Fialho que trabalhou o tema relacionado a integração e desempenho do grupo. Também contamos com a assessoria técnica de pessoas da Equipe de recursos humanos do Grupo Canopus que trouxe orientações e esclarecimentos sobre direitos e deveres do trabalhador.
No dia 9 participamos na sala da Assistência Social do evento solene de Certificação do Projeto REDES/CIEDS/Itaú Social juntamente com outras instituições de Várzea Grande onde fomos contemplados com a aprovação de 3 projetos:
Projeto Som & Harmonia CENPRHE em parceria com o Instituto Ciranda;
Projeto Cuidando da Vida em parceira com a ABHP ;
Projeto Viajando com as Letras em parceria com a EMEB Luiz Revelles.
Na ocasião se fizeram presentes membros da diretoria da AVEMATER e das instituições parceiras, e as nossas crianças e adolescentes abrilhantaram o momento cultural com belas apresentações de flauta e dança urbana.
Neste período tivemos uma comemoração especial no aniversário natalício do nosso querido amigo e atual presidente da AVEMATER Sr. Ivo Silva Pereira. As crianças e adolescentes fizeram uma linda homenagem e na ocasião comemoramos também os aniversários do trimestre.
Os novos projetos deram um novo impulso nas atividades do dia a dia, o Projeto Som & Harmonia trouxe alguns instrutores do Instituto Ciranda e oficinas com diferentes instrumentos: flauta trasnversal, trompete, guitarra e contra-baixo e retomamos o canto coral com a inserção das crianças menores.
O Projeto Cuidando da Vida reforçou o atendimento e orientações às famílias nos cuidados de saúde, as terapias complementares e o uso das ervas medicinais. O Projeto Viajando com as Letras renovou nossa Brinquedoteca com muitos atrativos numa variedade de jogos e livros pedagógicos.
Nos temas transversais o destaque desse mês foi: “Conversas e desconversas sobre as Drogas“, o uso de álcool e outras substâncias psicoativas. Além das atividades em sala houve a roda de conversa com a presença de pessoas da Clínica Valor da Vida que falaram sobre sua experiência de luta contra as drogas. No final do mês houve uma reunião do Programa de Acompanhamento as Famílias com assessoria de uma equipe da Polícia Judiciária Civil que ministraram uma palestra informativa sobre o assunto.
No dia 29 os grupos de flauta e dança urbana foram convidados a se apresentar na reunião geral do Grupo Canopus no Hotel Holliday Inn em Cuiabá. Estavam presentes no evento o Sr. Marcos Cruz e demais integrantes da diretoria do Grupo.
SETEMBRO
Abrimos o mês com a realização do 2º Festival de Talentos do CENPRHE onde crianças e adolescentes do CENPRHE CANOPUS e CENPRHE SALETTE se esmeraram para dar o melhor de si nas apresentações de canto, música e dança. Na categoria canto o 1º lugar ficou para o garoto André Victor do C. Salette , na categoria flauta, um grupo também do C. Salette composto pelos beneficiários Jhony e os irmaõs Gabriely e Gabriel ficou em primeiro lugar e igualmente na categoria dança.
No dia 12 aconteceu o evento de abertura da 8ª Gincana Educativa do CENPRHE com o tema “ Drogas tô fora ! Pego minha bike e vou embora!”, foram formadas 12 equipes mesclando as idades e habilidades.
Essa competição é muito esperada por todos e tem por objetivo oportunizar diversas aprendizagens como trabalho em equipe, respeito as diferenças e potencialidades, desenvolvimento de liderança e descoberta de talentos.
Além das provas desportivas tivemos o karaokê, elaboração de slides temáticos, perguntas e respostas, artesanato, coleta para o bazar, concurso Rei e Rainha da Primavera e o desfile da primavera. A novidade deste ano é que as equipes adotaram o nome das empresas parceiras: Viveiros Centro-Oeste, Via-Láctea, Orion Veículos, Frical, Frota e AMAD.
OUTUBRO
Neste mês especial dedicado às crianças tivemos um programação intensa com as provas finais da Gincana educativa destacando o 11º Desfile da Primavera com o tema “Diga não as Drogas!” e o final do concurso Rei e Rainha da Primavera. Houve um grande empenho das equipes para conquistar a melhor pontuação, muita criatividade e muita colaboração de todos.
No dia 7 como parte das comemorações da Semana da criança fomos contemplados com o passeio ao Shopping Goiabeiras para assistir no cinema o filme Pica-Pau e um combo de pipoca e refrigerante. Todos se divertiram muito.
No mesmo dia aconteceu no CENPRHE o atendimento oftalmológico do Projeto Diniz Social, que reuniu crianças de outras instituições como Vida Nova e C.Salette para consultas e doação de óculos, e também muitas brincadeiras
No dia da criança nossas crianças e adolescentes foram convidados a participar de uma festa infantil promovida pela colaboradora Sra. Sueli Neres e família na sua chácara. Havia muitos brinquedos e jogos, um delicioso almoço e muitas guloseimas e todos se divertiram muito.
Neste mês tivemos a reunião mensal do Comitê Gestor do Cenprhe Canopus cuja missão é… e dessa vez contamos com a presença do Sr. Marcos Cruz e sua filha Keilayne Cruz.
No dia 21 para alegria do grupo de esporte titular, participamos com quatro equipes de um Torneio de Futsal no Colégio Salim Nadaf no bairro Cristo Rei juntamente com as equipes do Projeto Futsal sem Drogas . A disputa foi por faixa etária e conquistamos a vitória com nossa equipe feminina e o grupo masculino de 2005.
NOVEMBRO
Iniciamos o mês com a comemoração do 1º ano do Projeto Colcha de Retalhos realizado pelo Instituto Canopus no CENPRHE. Estavam presente todas as integrantes do projeto e teve como convidado especial o apresentador e cantor regional Pescuma, teve parabéns, um saboroso coquetel e até cantoria. Enfim, foi um momento bem especial para o grupo das mulheres participantes.
Dia 10 estivemos presentes no Seminário “Essa Ciranda não é Minha Só” promovido pelo Projeto REDES de Territórios Educativos. Nesta ocasião a Sra. Rosineide Viana, membro da nossa comissão de pais, partilhou sua experiência nesta comissão e despertou a admiração e o interesse de todos os presentes
De 16 a 19 aconteceu na chácara do Instituto Canopus o “30º Encontro Estilo de Vida Canopus” que contou com a participação de um grupo de colaboradores do Cenprhe Canopus.
No dia 21 nosso coral infantil, grupo de flauta e de dança titulares, participaram de uma apresentação cultural na Semana de Música na EMEB Salvelina de Barros em Várzea Grande.
DEZEMBRO
No dia 6, realizando o sonho de muitos, o instrutor Kennid, integrante do grupo de Teatro “On Broadway”, conseguiu levar gratuitamente as crianças para assistir a peça teatral “O Rei Leão” no teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá. As crianças e adolescentes viveram uma experiência inédita e amaram aplaudindo muito e ao final puderam conhecer de perto, e conversar e cumprimentar o grupo de artistas e tirar fotos com eles, inclusive o Kennid.
No dia 9 fomos convidados a participar, através de apresentações culturais de canto, música e dança, na abertura do Campeonato de Karatê Shotokan no ginásio da UFMT em Cuiabá.
Neste período nossas crianças e adolescentes brilharam no palco do evento “Natal Feliz” que todo ano acontece através da Sec. de Educação, Cultura,Esporte e Lazer na praça Aquidaban tornando mais alegre e mágico esse período natalino.
No dia 10 aconteceu em grande estilo nosso evento de final de ano denominado CENPRHE SOM onde todos tem a oportunidade de apresentar o resultado das aprendizagens do ano inteiro para as familias, colegas, amigos e parceiros do CENPRHE CANOPUS.
E em meados do mês, com muita alegria e gratidão, mas também com o coração apertado encerramos o ano com um momento reflexivo agradecendo a Deus tudo o que recebemos neste ano que finda e compartilhando a amizade construída. A Equipe de Educadores se dividiu para celebrar em pequenos grupos esse momento e realizar a entrega dos presentes a cada um dos beneficiários. E assim finalizamos 2017.