Janeiro
Neste ano de 2015 o Projeto CENPRHE Som concorreu e foi escolhido para receber o patrocínio do Programa Voluntariado BB que disponibiliza recursos provindos de incentivo fiscal aos projetos de instituições que atuam com crianças e adolescentes. Tendo por objetivo “garantir a crianças e adolescentes, que vivem em situação de maior vulnerabilidade social e pessoal, o direito de aprender que não se restringe ao acesso à escola, por meio da oferta de atividades artísticas e culturais, prevenindo situações de exploração da mão de obra e de abuso sexual infantil e promovendo a inclusão social”. E cujos objetivos específicos são:
Implantar oficinas de música, canto coral, dança, artes cênicas, pintura e artesanato, contribuindo para o desenvolvimento integral dos participantes,
Promover o acesso dos integrantes do Projeto aos “lugares da cultura”, atuando na superação da exclusão sociocultural, através de visitas a centros culturais e participação em eventos,
Integrar às oficinas de atividades artísticas e culturais, atividades esportivas e de lazer, informática básica, oficinas temáticas e acompanhamento escolar,
Investir na capacitação continuada da equipe de educadores e
Incentivar a participação das famílias dos integrantes do Projeto nas ações propostas, bem como a interação da comunidade, motivando-a para o trabalho voluntário.
Também neste ano, outra boa notícia, a AVE MATER tornou-se parceira da Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos que visa promover a defesa dos direitos da criança e do adolescente através do exercício da cidadania. Esta parceria está voltada para a ampliação e manutenção dos programas já existentes nos dois pólos: CENPRHE da Vila São João e CENPRHE Salette do Bairro Santa Maria. Com isso passa a fazer parte da Rede Nossas Crianças, um setor da Fundação Abrinq que tem a missão de mobilizar e formar organizações sociais de atendimento direto para que influenciem as políticas na área da infância e adolescência e desenvolvam ações transformadoras da situação de vulnerabilidade social. Essa rede é formada por mais de 166 organizações sociais que atuam em benefício de 61 mil crianças, adolescentes e jovens de 46 municípios brasileiros.
Fevereiro e Março
Nos dias 18 e 19 com a nova equipe escolhida, a AVE MATER, visando o investimento na qualidade do atendimento, organizou um Curso de capacitação das Equipes dos dois pólos do CENPRHE com o tema: “Prepare-se para vencer” com a assessoria voluntária do Professor e palestrante Genilson Mariano um grande amigo da cidade de Nova Xavantina-MT. Dentro do tema estudamos itens como: os 5 hábitos de vencedores, equipes de alta performance, atitudes que motivam, comunicação eficaz, foco e feedback.
No dia 5 de março a convite do Sr. Prefeito Dr. Walace e da 1ª dama Dra. Jaqueline, Ir. Maria Tereza participou de um evento solene na Câmara Municipal de Varzea Grande para receber uma “Moção de Congratulação” pelo destaque do CENPRHE e em homenagem ao Dia da Mulher.
No dia 16 de março, com a presença de líderes da ANEPS (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde) do Centro Oeste, da UFMT , mães e adolescentes do CENPRHE e pessoas da Comunidade beneficiadas pelas terapias, houve o Lançamento do Caderno de Educação Popular em Saúde cujo objetivo é divulgar a PNEPS, refletir sobre as práticas populares de cuidado e mostrar exemplos de como efetivar essa nova política pública no âmbito do SUS. Essa construção é um trabalho que envolve gestores e trabalhadores da saúde, grupos e pessoas das comunidades populares, professores e estudantes de escolas e universidades públicas. Por isso o CENPRHE foi escolhido para esse momento de divulgação. Nesse dia houve atendimento homeopático desde cedo, e no período da tarde com a chegada dos demais houve um corredor de cuidados, e em seguida uma roda de conversa sobre o assunto, a apresentação do livro e o encerramento com um delicioso lanche e a entrega dos exemplares.
No dia 7 de Abril tivemos um momento de muita alegria com a Celebração da Páscoa que foi preparada com muito carinho com as diferentes turmas da manhã e tarde. O grupo dos pequenos da manhã representaram cenas da morte e ressurreição de Jesus e os adolescentes prepararam um lindo teatro da parábola do Semeador. No período da tarde houve apresentações de flauta, coreografias de páscoa e encenação da paixão e ressurreição por um grupo de meninos. Ao final para alegria de todos as amigas e parceiras Miriam Ozama e Tríssia entregaram caixas de bombons a cada uma das crianças e adolescentes presente.
Em meados de abril também aconteceu a primeira visita de um grupo de representantes do VOLUNTARIADO BB que vieram conhecer as dependências do CENPRHE e foram acolhidos com muita alegria pela coordenação, por toda a equipe de funcionários e pelas turmas do período matutino, em especial pelos alunos de flauta e violão que apresentaram algumas canções. E aproveitamos para agradecer por terem escolhido o nosso projeto para investir neste ano de 2015, o que para nós vai fazer uma grande diferença.
E no mês de maio, realizamos um linda homenagem às mães, e desta vez aprimorando os talentos através do Projeto CENPRHE SOM, além das apresentações musicais de flauta, teclado e violão, também apresentamos o teatro musical denominado “o Rato”, e várias outras danças e coreografias que deixaram o público deslumbrado.
No dia 28 de Maio – Passeio Cultural de um grupo de crianças e adolescentes com o patrocínio da Fundação Abrinq à “Casa do Artesão” em Cuiabá, lá passamos toda a tarde conhecendo várias salas de exposição de materiais e artesanato da Cultura Mato-grossense, também participaram de uma Oficina de Comunicação muito interessante, e depois seguiram até o prédio do SESC Arsenal onde conheceram sua história e visitaram a biblioteca e várias outras salas de exposições culturais.
No dia 30 dentro do Programa de Acompanhamento e Orientação às famílias, foi realizada a Reunião Mensal com a participação de 28 famílias, e na ocasião contamos com a presença da Equipe da ANEPS (Articulação Nacional Educação Popular e Saúde), que propôs a realização da 1ª Conferência livre sobre o Tema: “Saúde Publica”, discutindo sobre os atendimentos no PSF, SUS, UPAS, a importância dos agentes de Saúde na comunidade e o controle social. Durante debates com os grupos de pais e mães presentes foram elencados vários fatores prejudiciais a saúde existentes nos bairros e foram apontadas também sugestões nas áreas de saneamento básico, Transporte Publico, Segurança, Lazer, Posto de Saúde, Água tratada, Iluminação, acesso às Terapias Complementares em todos os PSF dentre outros. E esses pontos foram transcritos pelas pessoas num TNT para ser apresentado como nossa contribuição nas etapas seguintes da Conferência de Saúde.
Junho
Nas duas primeiras semanas de junho em comemoração ao Dia mundial e nacional de combate ao Trabalho Infantil os educadores se dedicaram a explorar de diversas formas esse tema. Houve roda de conversa, pesquisas na internet, projeção de filmes e documentários, confecção de banners e cartazes, elaboração de textos (poemas, paródias e contos) e concurso de desenho.
Foi apresentado um vídeo sobre “os Direitos da criança e do adolescente” relacionando-os com a realidade do trabalho infantil para ajudá-los a entender porquê é importante saber sobre isso, o que foi de muita produtividade. Os adolescentes do período vespertino fizeram entrevistas com pessoas que viveram situações extremas na infância e colheram seus depoimentos.
Finalizamos a semana com dois dias de socialização dos conteúdos entre os grupos das unidades do CENPRHE – Vila São João e CENPRHE Salette, aonde tivemos a exposição dos trabalhos desenvolvidos, apresentação de teatro, músicas, , vídeos educativos, entrevistas, depoimentos, perguntas e respostas sobre o tema e também os poemas de autoria deles e uma linda paródia. E ao final foi feito o compromisso de conversar sobre isso em família, já que em muitos momentos a realidade da família se fez presente. O intercâmbio de conhecimentos abriu horizontes para a compreensão do tema e o trouxe mais próximo de todos, além de dar oportunidade de integração entre as crianças e adolescentes dos dois pólos, criando um momento de confraternização e partilha.
No dia 24, um grupo de beneficiários foi convidado a participar da 4ª Conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, o Grupo Titular de Flauta acompanhados pelo instrutor de música Vinicius Franz apresentou um repertório eclético e bem elaborado provocando aplausos e elogios dos presentes. E um grupo de três adolescentes maiores participaram efetivamente da Conferência representando o CENPRHE, e através dessa presença foram convidados a participar da Conferência Estadual.
No final do mês foram desenvolvidas diversas atividades em preparação da nossa festa junina com a confecção de balões em dobraduras, desenhos em bandeirolas para enfeitar as salas, colagem com bolinhas de papel e desenhos dos símbolos folclóricos. Percebemos que o tema promoveu um maior envolvimento e interesse de todos, muitos ajudaram com dedicação na confecção dos enfeites, e os ensaios das danças e quadrilhas trouxe entusiasmo e favoreceu também uma maior integração entre os grupos.
A realização deste evento, esse ano denominado “Arraiá Brasileirinho”, envolveu a todos, e teve seu destaque na diversidade das apresentações culturais preparadas pelo instrutor de dança Kennid Richely, um grupo de meninas apresentaram Axé, os adolescentes dançaram Funk e Carimbó, e um grupo de meninos o Hip hop. Foi um momento intenso para todos, onde o espírito de equipe foi determinante para a organização e o bom êxito da festa. Todos os envolvidos se empenharam e deram o seu melhor, e foi gratificante observar a alegria das crianças e a participação das famílias se divertindo na pescaria, na degustação dos pratos típicos e também na descontração e entusiasmo das quadrilhas.
Julho
No dia 10, para concluir o semestre, realizamos um passeio cultural com um grupo de 50 beneficiários ao SESC ARSENAL em Cuiabá, onde foi feito o seguinte roteiro: visita à sala de Textos, visita à uma exposição de Pintura denominada “A Roda” com diversos quadros de rodas de bicicleta, em seguida fomos à sala de contação de estórias onde foram apresentadas duas estórias bem interessantes e depois fomos ao CINESESC para assistir ao filme “Meu amigo Storm” uma linda estória de amizade entre um menino e um cachorro. Em todos os ambientes fomos muito bem acolhidos pela equipe do SESC, os beneficiários ficaram maravilhados com a beleza e organização do lugar e puderam se divertir bastante. Terminada a programação fomos para o pátio central onde foi servido um delicioso lanche preparado com carinho pelas funcionárias do CENPRHE.
Julho/ Agosto
No dia 9 de agosto, a convite da Secretaria de Assistência Social, um grupo de alunos de dança apresentaram Hip hop e funk na Festa do dia dos Pais no PARQUE FANCHO em Várzea Grande arrancando muitos aplausos dos presentes.
Neste mês recebemos a primeira visita técnica da Fundação Abrinq através de sua representante Michelly Lima Antunes que esteve nas duas unidades do Projeto tendo a oportunidade de registrar as nossas conquistas desse período: a evolução dos grupos de música e dança no pólo da Vila São João que, prontamente executaram muitas canções e exibiram várias coreografias, a colocação de forro no salão multiuso da amenizando o calor intenso com a troca dos ventiladores tornando o ambiente mais saudável, e a aquisição de novos livros, jogos e brinquedos para a montagem de uma brinquedoteca. Além do que, através de longa conversa com a coordenação, pudemos também receber suas orientações e apoio, e tirar dúvidas sobre o andamento do convênio.
No dia 14 de agosto a AVE MATER organizou outra etapa de capacitação para toda a Equipe do CENPRHE e CENPRHE Salette com o tema “Liderança com foco em alta performance” e assessoria da facilitadora Cleide Costa do grupo de coaching “Crescer e vencer”.
No período de 25 a 28 de agosto e 15 a 18 de setembro – O CENPRHE realizou em parceria com SECITEC – SEBRAE um Curso de Empreendedorismo Juvenil para jovens de 15 a 18 anos , com o objetivo de dar noções de como empreender no mundo de hoje, desenvolvendo noções de organização, auto desenvolvimento, criatividade e comunicação. O mesmo teve a duração de 12 horas e reuniu adolescentes que frequentam o Projeto e foi aberto a outros que já frequentaram nos anos anteriores. A iniciativa foi avaliada pelos participantes e instrutores como altamente positiva.
No mês de setembro pelo 5º ano consecutivo aconteceu a Gincana 2015 com o tema: “ Cultive boas sementes! Procure a Deus, ame sua família, respeite a você mesmo e ao próximo, cuide da natureza” e o objetivo de “desenvolver a socialização e a integração afetiva, avaliar as habilidades desportivas, artísticas e culturais, o raciocínio lógico e os conhecimentos em geral.”
Nos dias 2 e 3 houve a abertura oficial com o canto do Hino nacional , o hino do CENPRHE, e as palavras da Direção, depois foi apresentado o cronograma da gincana, e a chamada das equipes sendo 6 do período matutino e 6 do vespertino seguindo com o sorteio das cores. No momento seguinte, as educadoras desenvolveram com os grupos uma dinâmica de integração e socialização para escolha dos líderes e vice líderes. Todas as equipes demonstravam entusiasmo e determinação em obter pontos para suas respectivas equipes.
A gincana é uma atividade muito importante no trabalho de socialização onde cada um mostra o que sabe, de maneira singular, e aprende a valorizar os talentos que são ferramentas importantes para levar a equipe à vitória.
Assim durante todo o mês de setembro foram realizadas diversas provas: jogos de mesa, voley, futsal, handbol, revezamento, informática, conhecimentos em geral na prova do sino, redação, artesanato, karaokê, dança, execução musical, criação de “rapp”, arrecadação de material para o bazar.
Outubro
No início de outubro o 9º Desfile da Primavera , desta vez destacando as personalidades da atualidade, e a venda de votos para o I Concurso do Reizinho e Rainha da Primavera, além de muitas outras competições lúdicas disputadas pelos menores. A participação de várias crianças e adolescentes do CENPRHE nas provas desportivas foi avaliada como muito importante, pois ajudou muito as equipes do período matutino, que buscaram interagir e se unir para realizar as provas e somar mais pontos para sua equipe.
Na semana de encerramento da Gincana, para fechar com chave de ouro, houve a festa em comemoração ao Dia das Crianças com o apoio da equipe da empresa Minerva Foods.
A premiação das equipes vencedoras foi a seguinte: o 1º lugar, matutino e vespertino, ganharam um passeio ao SESIPARK acompanhado pelos pais, e o 2º e 3º lugar foram ao cinema no SESC Arsenal e depois foram passear no recém inaugurado Shopping de Várzea Grande.
No dia 12 de outubro, como parte da programação do Projeto de Esportes tivemos a participação de 23 alunos dos dois pólos na 7ª Corrida de Reizinho em Cuiabá, para motivá-los a um maior empenho e dedicação nas atividades físicas, foi um momento importante, pois alguns chegaram a alcançar bons resultados.
No dia 16 em comemoração ao dia do(a) Educador(a), nossa Equipe foi contemplada pelo Sr. Zico parceiro da empresa FROTA, com um passeio a sua chácara à beira do Córrego Coxipó, com direito a um delicioso churrasco preparado com muito carinho pela grande amiga Maria Conceição e auxiliares. O dia foi de gratidão, confraternização e muita alegria.
Outro momento muito importante deste período foram as apresentações artísticas do Grupo Titular de flauta, Axé, Hip hop e Siriri na 8ª Conferência Estadual de Saúde no Hotel Fazenda em Cuiabá. Estavam presentes mais de setecentas pessoas de todo o estado e as crianças deram o melhor de si conseguindo uma ótima “performance”, seja na música como na dança, e foram muito aplaudidas e elogiadas por todos.
Novembro
No início de novembro as Orientadoras sociais com o auxílio de voluntárias iniciaram com os beneficiários a trabalhar na confecção de desenhos, cartas e cartões de Natal para enviar para os todos os colaboradores, no intuito de agradecer a parceria deste ano. A maioria dos cartões foram feitos com diversos materiais recicláveis como retalhos de papel e de plásticos, botões, rolos de papel higiênico e outros, tudo com muito empenho e muita criatividade. Algumas cartas foram digitadas pelos beneficiários que fazem aulas de informática e as demais foram escritas manualmente e decoradas com motivos natalinos e o fizeram com muito carinho manifestando gratidão pelas pessoas que colaboram com o CENPRHE.
No dia 6 a AVE MATER foi contemplada com o troféu “TOP EMPRESARIAL 2015” que a cada ano elege dois projetos para receber o reconhecimento da sociedade varzeagrandense. A festa da entrega aconteceu em cerimônia solene no salão de eventos do Hotel Hits Pantanal e participaram do mesmo as coordenadoras Maria Tereza e Maristela, as colaboradoras Ketty Sonaira e Kelly Sabina e as crianças Alice Cristina e Gustavo Romano escolhidas para representar os demais. Ao final foi servido um delicioso jantar para todos os presentes.
No dia 14 participamos da festa de inauguração das novas instalações da sede do CENPRHE Salette. Crianças e adolescentes abrilhantaram o evento com diversas apresentações artísticas, várias canções na flauta, lindas coreografias, e a participação do grupo de Canto Coral do CENPRHE da Vila São João, enquanto pais e colaboradores aplaudiam calorosamente. Estavam presente também representantes de várias organizações e empresas, como Padre Marcos, Sr. Ivo e Ana Maria, Sra. Míriam Ozama, Dra. Stella Zeferini e outros que muito se empenharam na construção desse espaço. Houve discurso de inauguração, palavras emocionadas de agradecimento, bênção dos ambientes e descerramento das placas e no final foi servido um delicioso coquetel.
Dezembro
No dia 10 as coordenadoras Maria Tereza e Maristela participaram da sessão solene organizada na Assembléia Legislativa de Mato Grosso pelo Senhor Deputado Eduardo Botelho para receberem a ‘MOÇÃO DE APLAUSO”, um reconhecimento público pelo projeto desenvolver atividades que vieram a contribuir coma a melhoria da qualidade de vida da comunidade e pelos relevantes serviços prestados à sociedade mato-grossense.
Na tarde do dia 13 aconteceu o 1º Evento Cultural “Integração CENPRHE SOM”, organizado pela coordenação dos três projetos: CENPRHE, CENPRHE Salette e ACAMIS (Caminhando para mais um sonho) do Jardim Imperial, e foi considerado o evento do ano. E cumpriu seu objetivo de reunir os integrantes dos projetos para trazer para o púbico suas melhores apresentações de flauta, violão, coral infantil, teatro musical, e diversas danças (axé, hip hop, street dance, pop dance, anos 60, siriri entre outros). O mesmo aconteceu no CEPAC, centro de eventos da Paróquia Nossa Sra. da Guia e foram disponibilizados vários ônibus para que as famílias tivessem acesso ao local, e cerca de 200 crianças e adolescentes se revezaram no palco, com mais de 20 apresentações resultado de um ano inteiro de aulas, estímulo e muito incentivo e investimento.
O figurino, a qualidade das apresentações, a desenvoltura dos alunos, a admiração estampada nos rostos dos familiares ali presentes e a dedicação dos instrutores e educadores foram a marca do evento. No local, havia praça de alimentação, e foram instalados jogos para as crianças se divertirem, e foi realizada também uma exposição de artesanato confeccionado pelas mães e crianças durante o ano. Vários parceiros, amigos e admiradores também se fizeram presente e ao final foi feito o sorteio e a entrega dos prêmios da ação entre amigos em benefício dos três projetos, e o resultado superou as expectativas.
E para finalizar o ano de 2015 no dia 17 houve o encerramento das atividades do CENPRHE, com a comemoração dos aniversários dos meses de outubro, novembro e dezembro, a Festa de natal com a entrega de presentes a todas as turmas e a confraternização com a Equipe de Colaboradores na residência do amigo Sr. Ivo Silva, no condomínio Alphaville II em Cuiabá.
Por tudo damos graças ao Senhor, hoje e sempre!!!