Atividades e eventos de 2008 e inauguração do CENPRHE

By 9 de abril de 2021Blog

Janeiro e Fevereiro

Dedicamos este mês aos trabalhos de acabamento do prédio : pintura, saneamento, limpeza do pátio, etc.
Como parte do Programa de higiene e saúde iniciamos uma parceria com o Sr. José Carlos que assumiu pagar o corte de cabelo das crianças, sobretudo os meninos, uma vez por mês. O que além de incentivá-los a cuidar melhor do corpo promove também a auto estima.
Dia 28 de fevereiro, à tarde, aconteceu a reunião com as mães das crianças inscritas no PACE. Além de apresentar os diferentes Programas, apresentamos também o Regulamento, constando no mesmo o objetivo do projeto CENPRHE, os direitos e deveres das crianças e as obrigações da família .

No dia seguinte reunimos as 51 crianças para dar as mesmas orientações e entregar o material escolar doado pelos padrinhos.

Março

Reiniciamos neste mês o atendimento das Terapias Alternativas com florais e Homeopatia popular oferecido voluntariamente pela terapeuta Sra. Marlene Mutzemberg que desde 2005 atende e orienta as crianças e famílias do bairro.
Dia 18 realizamos uma reunião formativa com os jovens que se dispuseram a colaborar como educadores voluntários na execução das atividades de reforço escolar, computação e recreação. Com eles organizamos as turmas, distribuímos o material e planejamos as atividades.

Dia 25 com a estrutura do CENPRHE praticamente pronta pudemos iniciar as atividades de reforço escolar para 60 crianças divididas em 4 grupos pela manhã e três grupos à tarde, tudo isso graças à participação de voluntários e a colaboração das mães.

Abril e Maio

No dia 30 de Abril aconteceu o primeiro encontro do 2ºano de Grupo de Vivência com as mães com o objetivo de trabalhar a auto estima e as relações interpessoais, com a assessoria das especialistas em dinâmica de grupo Lucimare Cenira de Barros e Melissa Schirmer. A proposta consiste em realizar outros seis encontros, um a cada mês até o final do ano.

Dia 8 de Maio Inicio das Aulas de Capoeira para os meninos ministrado pelo professor Richard dos Santos. Esta é a realização de um sonho que desde o início pensamos ser muito importante para o desenvolvimento psico motor e psicossocial das crianças, além do resgate cultural. As aulas acontecerão todas as quintas pelas cinco da tarde.

Dia 17 de Maio aconteceu o almoço para as mães oferecido por integrantes do Lions Club de Várzea Grande. O evento contou com a distribuição de cerca de 350 refeições para as famílias e sorteio de prêmios para as mães.

Junho e Julho

Dia 22 deste mês a comunidade se uniu no CENPRHE para realizar uma animada festa junina. Houve ótima participação de todos na organização da mesma e os jovens se destacaram na preparação e ensaio das crianças e adolescentes que se divertiram muito na quadrilha, com os trajes caipiras e as comidas típicas.

 

Nos primeiros dias de Julho seguindo o planejamento da Equipe de Apoio iniciamos a construção de uma quadra poliesportiva nas dependências do CENPRHE, um sonho e uma grande necessidade para a iniciação das crianças ao esporte.

No dia 12 realizamos o 2º Encontro de Sócios, Padrinhos e Amigos do CENPRHE. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes no evento que contou com várias apresentações das crianças, inclusive a primeira roda de capoeira. Ir. Maria Tereza e Sr. Ivo tomaram a palavra para divulgar nosso trabalho, lançar o projeto de construção da quadra e o orçamento da mesma com a finalidade de solicitar doações, como também para reforçar o agradecimento pela participação de tantas pessoas e empresas em todos esses anos e encerramos com um delicioso coffee break.

   

Agosto 

No dia 12 vivemos um momento muito especial, o Sr. Ivo Pereira quis festejar conosco o seu aniversário. O evento iniciou com a celebração da palavra e a eucaristia, depois houve as homenagens das crianças do CENPRHE e também do “grupo de jovens Paulo Lacerda” e como presente ele fez uma coleta de alimentos que foram doados a uma instituição beneficente do Bairro Pirineu. O CENPRHE por sua vez recebeu uma doação em dinheiro para a construção da quadra. O momento foi de muita alegria e confraternização com a presença de tantos amigos.

Outubro

Dia 3, na abertura da semana da criança recebemos um grupo de teatro da SEMA(Secretaria Estadual do Meio Ambiente) que através de diversos personagens fez um alerta sobre os cuidados com o meio ambiente. Estavam presentes no evento as mães da Pastoral da criança além os alunos que participaram intensamente respondendo a todas as perguntas. No final foram sorteadas várias camisetas e foi servido um gostoso lanche para todos.

Dias 11 e 12 comemoração do Dia das crianças com muitas brincadeiras, provas de gincana, pula-pula e lanches oferecidos por benfeitores. Na manhã do dia 12, Pe. Aloir Pacini presidiu a santa missa em honra à N. Sra. Aparecida com a presença da família de D. Niza que todos os anos vem comemorar com a garotada e a festa continuou depois com o “Concurso da top model do CENPRHE” e a realização do 2º Desfile da Primavera que vai se tornando uma tradição desta festa . A alegria se estendeu até o final da tarde com a participação de outros grupos que também trouxeram lanches, doces, e presentes para todos.


No dia 25 participamos do Encontro anual das crianças do Cáritas, e neste ano além dos brinquedos e lanches houve também um momento de apresentações e coreografias que tornou mais brilhante essa confraternização.

Novembro

No início deste mês os trabalhos de acabamento da quadra como também a pintura da fachada, muros e limpeza do pátio foram intensos.O Viveiro Centro-oeste doou um recanto de paisagismo e, em pouco dias, o jardim ficou pronto. Com o projeto de urbanização do bairro ficaram prontos também as obras de esgoto, asfalto e calçada nas ruas da frente e lateral complementando a beleza do lugar.

No dia 9 aconteceu a inauguração da sede do CENPRHE, depois de dois anos e meio de muito trabalho e investimentos concluímos esta obra. Na abertura do dia tivemos a celebração da missa presidida por Pe. Aloir , e com a presença das crianças, adolescentes e jovens acompanhados pelo projeto, e também das famílias, dos amigos e benfeitores e assim louvamos a Deus por esta grande conquista. Na homilia refletimos sobre a parábola da semente, e o Sr. Ivo presenteou cada criança com uma caixa de sementes simbolizando o potencial e a responsabilidade que temos de plantar e cultivar para obter frutos. Após a missa houve o descerramento da placa de inauguração, bênção do prédio e da “quadra poliesportiva Paulo Lacerda” em homenagem a um dos “jovens da pastoral” que morreu jovem dando grande testemunho de aceitação dos planos de Deus em sua vida. Logo após, houve a apresentação de uma roda de capoeira dos meninos do CENPRHE e para completar tivemos o festival de pastel, sorvete e pescaria para as crianças, e no encerramento fizemos o sorteio dos brindes da rifa beneficente. “Bendito seja Deus que conduz nossa história”!


Dezembro 

Finalização das atividades, missa de encerramento e  festa de natal com as crianças, parceiros e amigos.

Leave a Reply