Janeiro e Fevereiro
No dia 22 de janeiro reiniciamos as atividades com o reencontro dos grupos da comunidade e nos dias seguintes fizemos um mutirão com as mães para organizar o novo espaço destinado ao CENPRHE na Rua 1 esquina com a Rua Z-1 .
No dia 2 de fevereiro, ouvindo a solicitação do grupo, fizemos a primeira reunião para constituir a Equipe de apoio à construção do CENPRHE: Ivo Silva Pereira, Marcelo D’Avila, Marcus Aurélio Barros, Irineu Nicolletti e as Irmãs Maria Tereza e Maristela.
Nos dias seguintes reunimos as mães para avaliar o acompanhamento e a evolução das crianças do PACE e depois entregamos para 36 crianças o material escolar completo como doação dos padrinhos e madrinhas para o início do ano letivo.
No dia 24 reunimos a liderança da comunidade para programação do ano pastoral e também para uma reflexão sobre a construção do CENPRHE.
E ainda este mês fizemos o encaminhamento de vários casos especiais como o de alguns meninos que foram expulsos da escola e conseguimos através do Juizado da Infância levá-los para o Instituto São Judas Tadeu em Cuiabá, também pleiteamos vagas para três crianças menores na Creche Municipal e outras várias foram matriculadas nas escolas públicas com o nosso auxílio. Tudo isso na tentativa de afastar as crianças das situações de risco em que se encontram e dar-lhes a possibilidade de inclusão social.
Março e Abril
No mês de março a Equipe de apoio se propôs a reunir uma vez por semana para pensar e organizar as promoções que serão feitas para angariar recursos para a construção, e no dia 19 convocamos a presença do Pe. Aldacir Carniel , missionário Salettino, para informá-lo sobre a nossa proposta da compra do terreno da igrejinha, para construir a sede, a mesma foi aprovada e realizada com a participação da paróquia e colaboradores em nome da Mitra Arquidiocesana de Cuiabá.
Dentro do programa de nutrição com o apoio do Posto de Saúde Nossa Senhora da Guia foi distribuído às famílias medicamentos para tratamento de verminose, e também foram cadastradas pela Secretaria de Promoção Social através da Pastoral da Família as crianças menores de seis anos para receberem pão e leite.
No início do mês de abril após a celebração do tríduo pascal, no sábado santo tivemos um encontro e recreação com as crianças e monitores para comemorar a Páscoa, e contamos com a presença de integrantes do Rotary Clube Portal do Norte que trouxe para alegria da garotada muitos doces e chocolate.
No dia 24 um almoço beneficente foi realizado na Comunidade Stº Antonio do Ouro Verde com a finalidade de angariar recursos para iniciar a construção da sede, cujo terreno foi abençoado pelo P. Aloir Pacini com a presença da comunidade que muito se alegrou e louvou a Deus nesse dia. Aproximadamente 400 pessoas prestigiaram o evento que teve o apoio da Pastoral da Família, Grupo de Jovens” Deus é Mais”, da equipe de apoio do CENPRHE e de pessoas da comunidade que colaboraram nas atividades.
Maio e Junho
No dia 2 de maio iniciamos a construção no terreno adquirido . Os primeiros voluntários foram um grupo de meninos que liderados por Ir. Maria Tereza e munidos de carrinhos, latas e baldes percorreram toda a Vila recolhendo pedras de mão para preencher os buracos das colunas. Foi um momento de muita alegria e diversão para todos, e ao final houve a partilha de um lanche e a equipe que conseguiu recolher pedras mais foi premiada.
E a Paróquia N. Sra. do Carmo cedeu também uma estrutura pré-moldada com área de 275,50 m², o que adiantou bastante o andamento da construção.
Julho e Agosto
No dia 26 de Julho celebramos com alegria os 25 anos de consagração religiosa de Irmã Maristela, a missa foi presidida pelo Pe. Ivan Serrano , um amigo vindo de Porto Rico especialmente para esta festa, estiveram presentes o Padre Aloir, as Irmãs Claretianas da creche, pessoas da comunidade e as mães e crianças do PACE. Logo após houve um momento de alegre confraternização.
Setembro e Outubro
No início de setembro aconteceu em grande estilo o 2º Almoço Beneficente em prol da construção do CENPRHE, desta vez com o total apoio do ROTARY CLUB PORTAL DO NORTE de Várzea Grande e também da Pastoral da Família. O acontecimento se deu no salão da Igreja Santo Antônio no vizinho Bairro Ouro Verde e compareceram várias pessoas, amigos e benfeitores. Abrilhantou o evento a presença da Equipe de voluntários do CENPRHE formada pelas mães e demais membros da comunidade que trabalharam alegremente nos bastidores, se empenhando para que tudo desse certo. Os jovens se encarregaram da Pescaria, venda de rifa, artesanato e serviram às mesas. O total arrecadado foi aplicado na compra de cimento e no pagamento da mão de obra.
Em outubro, na comemoração do Dia da Criança convidamos a meninada da Vila para um momento celebrativo no salão do CENPRHE, “inaugurando” o local ainda em construção. O auge da festa foi a chegada do caminhão da família de D. Neuzes F. Marcoski ( D. Niza) que em honra a Nossa Senhora Aparecida há alguns anos traz um saboroso lanche acompanhado de picolés e brinquedos para a alegria da garotada. E assim, em meio a tanto entusiasmo reservou-se um espaço para a prece, sob o olhar de Maria, agradecemos a Deus invocando a sua bênção pelas famílias especialmente por todas as crianças .
No encerramento das comemorações da semana da Criança realizamos no dia 14 uma divertida GINCANA na área de lazer da fábrica de Refrigerantes Marajá com a participação de um bom número de crianças e adolescentes, sob a coordenação dos monitores do CENPRHE e do pessoal da Pastoral da Família. Depois servimos um delicioso lanche e um bolo de chocolate oferecido pela Pastoral da Família.
Novembro
No início deste mês o Rotary Clube Portal do Norte e a Pastoral da Família se uniram, mais uma vez, à Equipe de apoio à construção do CENPRHE para a realização do I Costelão beneficente que se deu na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Cohab Canellas . Enquanto isso uma equipe de homens formada por moradores do bairro que, numa manhã, fizeram nada menos que 100 mts quadrados de contrapiso. De fato, esta etapa foi precedida por outro mutirão que se deu no dia 20 de novembro envolvendo um grande número de pessoas. Enfim, uma união de muitas forças em torno do mesmo objetivo: avançar na construção da sede do CENPRHE.
Dia 26 a comunidade católica da Igreja São João Batista da Vila São João, viveu um momento de muito júbilo e bênção neste final de ano com a Primeira Eucaristia de um grupo de nove catequisandos depois de dois anos de caminhada na fé. A celebração aconteceu às nove da manhã no salão do CENPRHE e foi presidida pelo Pe. Aloir Paccini, sacerdote jesuíta . Toda a comunidade se fez presente: as famílias, as crianças, bem como nossos catequistas, amigos e benfeitores. Esta foi uma celebração de “inclusão” pois trouxe para a ceia do Senhor os preferidos de Deus, os pobres, simples e humildes, e foi um momento vivenciado com muita fé e emoção pelos comungantes, o que veio fortalecer a nossa comunhão em torno do projeto de Jesus “de vida em abundância para todos”. Depois da missa partilhamos um singelo coquetel oferecido pela comunidade e também um delicioso bolo feito carinhosamente por D. Nair G.Morales, membro do apostolado da oração da igreja matriz e amiga do CENPRHE.
Dezembro
No dia 10 um grupo de trinta crianças que frequentou durante este ano as atividades do CENPRHE, foi escolhido pelo bom comportamento para participar do passeio anual organizado pelo Cáritas Paroquial. O evento aconteceu no Parque Kolossu em Cuiabá onde se reuniram em dois grupos, cerca de mil crianças de periferia assistidas pelo Cáritas de Várzea Grande. Nossas crianças foram de ônibus até o local e foram acompanhadas por Ir. Maria Tereza, nossa equipe de monitores e catequistas, e lá ficaram por toda a manhã. Orientados pelos padrinhos e voluntários a criançada pode se divertir muito na variedade de brinquedos e opções do parque, e saborearam lanches, picolés, pipoca e doces à vontade.
O momento culminante do ano para crianças, educadores e famílias ligadas ao CENPRHE já se tornou, espontaneamente, o Natal. Ao celebrarmos o imenso amor de Deus que, em Jesus, se fez criança e criança pobre, intensificamos, não somente as atividades, mas também o sonho e o compromisso com um mundo transformado pela Sua presença salvadora. E assim, cada momento foi preparado e vivido com muito entusiasmo. A novena do Natal, o envio de mensagens para os padrinhos e benfeitores, a pequena cantata de NATAL para alguns amigos e a distribuição de roupas novas para as crianças apadrinhadas precederam a celebração da “Missa de Natal” . Durante a Missa, presidida por Pe. Aloir Pacini, as crianças encheram o salão com lindos cantos de Natal e, em seguida, fizeram várias apresentações alusivas ao nascimento de Jesus com teatro, danças e cantos coreografados. Um bom lanche, preparado com a participação da comunidade e dos amigos, e a distribuição de picolés trazidos pelo Sr. Sebastião completou a festa.
No dia 19, depois de um ano de intensa caminhada na catequese sete jovens e dois adultos de nossa comunidade de São João Batista foram convidados a confirmar sua fé através do Sacramento do Crisma. A celebração solene aconteceu às dezenove horas na Igreja São João Bosco e reuniu crismandos de várias outras comunidades vizinhas, a mesma foi presidida pelo arcebispo de Cuiabá D. Milton dos Santos e concelebrada pelo Pe. Cristian. Os catequistas Erismar e Célio prepararam tudo com a mesma dedicação do ano inteiro, e o empenho de todos fizeram deste, um momento de muita bênção, luz e alegria no Espírito Santo.
Os jovens recém crismados e um grupo de catequisandos, acompanhados pelas irmãs Maria Tereza e Maristela, visitaram a Mostra de Natal instalada no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Haviam várias tendas com teatro ao vivo e personagens da época, a fábrica de Noel e toda a sua família, banda de música, bonecos, a feira de artesanato mato-grossense, os brinquedos do parque Kolossu e muitos Papais Noéis distribuindo balas para a criançada.
Deus conosco – EMANUEL – vem e caminha conosco no compromisso de construir, neste pequeno chão, uma nova sociedade, um pequeno sinal de que o teu Reino está chegando. “Tu vens, tu vens! Eu já escuto os teus sinais.”